Cuidando do Planeta: Um projeto de educação ambiental!

IMG 9
Passagem pela trilha.
IMG 10
Circuito energia.
Vivemos numa época onde cada vez mais a ação e o modo de vida do ser humano causam conseqüências marcantes ao ambiente no qual estamos inseridos. Com o objetivo de incentivar uma reflexão e uma tomada de atitude pelos estudantes das séries iniciais que visitam o Parque da Ciência o Programa Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos disponibiliza um projeto intitulado “Cuidando do Planeta” que procura sensibilizar as crianças a respeito dos impactos  ambientais produzidos pela geração de energia elétrica, pelo desperdício de água, pelo destino incorreto dos resíduos sólidos, pelo desmatamento e pela poluição em geral.
Este projeto é dividido em dois momentos, sendo que um deles na área interna do Exploratório e o outro na área externa em uma trilha até a Represa do Iraí, nas imediações do Parque da  Ciência.     

Dentro do Exploratório no “Pavilhão Água” os estudantes visualizam a proporção de água doce e salgada no planeta Terra e sua distribuição nos três estados físicos, bem como, o consumo consciente da água e os conflitos relacionados com a mesma. Ainda neste espaço, aborda-se a distribuição de água no Brasil, a conservação e preservação da natureza e a ação do homem na transformação do espaço levando-se em consideração seus impactos. Em outro momento no “Pavilhão Energia” são apresentadas as diferentes formas de geração de energia elétrica, ressaltando as conseqüências ambientais, sociais e econômicas e qual o papel do homem no uso racional da energia elétrica. No “Pavilhão Cidade” são trabalhados os temas de separação e reciclagem, reutilização e redução de resíduos sólidos, bem como sua destinação correta.

Na área externa, é realizada uma caminhada até a beira da Represa do Iraí, que é um lago que abastece parte da região metropolitana de Curitiba. Durante essa caminhada são trabalhados assuntos como desmatamento, floresta ciliar, bio-indicadores, eutrofização de lagos, animais silvestres, plantas nativas e exóticas, alimentos orgânicos, entre outros assuntos. Além disso, são realizadas algumas atividades como observação de animais utilizando binóculos, dinâmicas como da teia da vida e do tempo x lenhador. O objetivo deste segundo momento do projeto é colocar os estudantes em contato com a natureza e despertar neles a consciência pelo respeito e cuidado com os elementos que compõem o nosso meio ambiente e incentivar atitudes que venham de encontro com a visão de sustentabilidade.

Aproximadamente 6 mil estudantes e professores já participaram deste projeto desde a sua criação e os resultados têm sido satisfatórios. Segundo relatos de alguns professores, o projeto vem ao encontro das necessidades da escola uma vez que os estudantes vivenciam os conteúdos de maneira prática, visual, concreta, divertida e dinâmica.

Destacamos a mensagem recebida da Professora Ana Caroline Schoegel da Escola Municipal Felipe Zeni em Pinhais, que relatou algumas mudanças de comportamento de seus estudantes com relação ao meio ambiente após a visita ao Parque da Ciência. Ela comentou que os estudantes ficaram impressionados com a quantidade de água potável disponível em nosso planeta, tanto que o desperdício de água em sua escola diminuiu. A Professora Ana revelou ainda que uma mãe a procurou querendo saber um pouco mais sobre a técnica de compostagem, após uma breve explicação de seu filho.

Percebe-se a importância deste trabalho pelo fato de que mesmo após a participação no projeto “Cuidando do Planeta” os assuntos continuam presentes na sala de aula, conforme comentou a Professora Ana Caroline.

Quer participar deste projeto? Então entre em contato com a equipe do Parque da Ciência para maiores informações.

Postar um comentário

0 Comentários