quinta-feira, 2 de junho de 2011

Assuntos da atualidade viram pauta na visita ao Parque!

A polêmica gerada em torno da mudança do Código Florestal Brasileiro está sendo contextualizada pelos mediadores do Parque da Ciência no acervo destinado à Botânica. Questões que envolvem agropecuária e preservação da cobertura vegetal instigam o público visitante refletir sobre o desafio e a importância do desenvolvimento sustentável.

No Pavilhão Terra está localizado o Herbário Iraí que conta com aproximadamente 3.300 registros envolvendo exsicatas, sementes, amostras de madeira e frutos, constituindo um banco de dados sobre a flora da APA do Iraí disponível a pesquisadores do mundo todo, além de ser um importante recurso na promoção de atividades com vistas à educação ambiental.
IMG 9
Vista geral - Painel Biomas.
IMG 10
Vista geral - Painel Biomas.

Prorrogadas as inscrições para o I FOCAR e XVIII EREA!

Foram prorrogadas até o dia 06/06/2011 as inscrições para o I FOCAR - Curso de Formação Continuada em Astronomia e XVIII EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia, que ocorrerão simultaneamente entre os dias 06 e 10 de junho de 2011, no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Visam discutir o panorama do ensino de Astronomia, além de serem um importante  instrumento para a capacitação de professores. A programação contará com atividades diversificadas, ministradas pelos mais renomados pesquisadores da área no país.

O I FOCAR integra uma das linhas de ação do projeto "Céu do Paraná", coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Emílio (UEPG) e executado em parceria com a UFPR, Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, Parque da Ciência, Sociedade dos Astrônomos Amadores e Clube de Astronomia da UTFPR, financiado pelo CNPQ e pela Fundação Araucária. Além da capacitação de professores, a proposta contempla a execução de sessões de planetário e de observação do céu em 40 cidades com baixo IDH do Paraná durante 2 anos, aquisição de equipamentos para divulgação científica e pesquisa em Astronomia para as instituições parceiras.

Para maiores informações e inscrições, acesse o site http://ceudoparana.uepg.br/.
LOGO - CÉU DO PARANÁ
IMG 9
Planetário Inflável do Projeto

Parque da Ciência informatiza avaliação das visitas escolares!

A equipe do Parque da Ciência implantou no início de maio um sistema informatizado de avaliação para as visitas escolares em regime de teste. O objetivo desta coleta de dados é fornecer subsídios que orientem o desenvolvimento de novas atividades, a expansão do acervo e a melhoria da qualidade da visita, a partir das opiniões de educadores e estudantes que freqüentam o Parque.

O sistema foi desenvolvido utilizando o Google Docs© e a distribuição Linux que integra o pacote de softwares do Governo do Estado.  É constituído de uma série de formulários adequados à modalidade da visita e às categorias de educador e estudantes. Os dados são armazenados em uma planilha, sendo posteriormente analisados para termos um diagnóstico da visita da instituição.

A partir de 01/06/2011 o sistema entra em operação definitiva, logo, pedimos a você estudante e você educador, quando visitar o Parque da Ciência, que participe de nossa avaliação.
IMG 7
Modelo de formulário.
IMG 8
Educadora preenchendo a avaliação.


Milton Santos: Construtor da solidariedade mundial!


No dia 29 de maio comemorou-se o dia do Geógrafo. O prof. Milton Santos, um dos ícones da Geografia Brasileira falecido em 2001, empresta seu nome a Sala Ambiente de Geografia do Pavilhão "Cidade" do Parque da Ciência. Neste espaço os estudantes podem "viajar pelo mundo" por meio de imagens de satélite projetadas em terceira dimensão com auxílio de softwares e óculos especiais em uma tela de cinema.

A Sala 3D Milton Santos permite que o público contemple as paisagens naturais e humanizadas do espaço geográfico mas, também, reflita sobre problemas e contradições da atual era global.

Para saber mais sobre a vida e obra de Milton Santos, assista "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá", documentário dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, ou acesse http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_997.html.

IMG 4
Vista externa da Sala 3D Milton Santos.
IMG 5
Uso do óculos para simulação de 3D.
IMG 6
Visão da tela.

Geografia se faz com os pés!

Não importa a idade. Estudantes de várias faixas etárias participam das visitas temáticas de Geografia, executadas pelo Parque da Ciência. Os projetos "Entre Trilhas e Rumos" e "Bicho do Paraná" promovem momentos de aprendizagem onde a teoria e prática dialogam com atividades que envolvem reflexão científica e ludicidade. Dinâmicas em grupo são realizadas juntamente com o trabalho em campo, oportunizando aos participantes aplicarem em situações cotidianas aquilo que aprenderam.

Gostaria de participar? Saiba como e obtenha mais informações através do site www.parquedaciencia.pr.gov.br.
IMG 2
Uso da bússola para localização.
IMG 3
Dinâmicas de localização.

Blog Ciência e Diversão: Mais um canal de comunicação!

Após  dois anos o informativo "Ciência e Diversão " retorna para trazer as novidades do Parque da Ciência Newton Freire Maia. Você ficará por dentro das principais atividades do Parque, bem como de eventos, curiosidades e temas ligados à ciência e tecnologia. Mas, além deste informativo mensal, está no ar o Blog "Ciência e Diversão", onde também é possível conferir os destaques do Parque porém, com mais detalhes e com a possibilidade de deixar seus comentários e sugestões.