segunda-feira, 31 de outubro de 2011

domingo, 30 de outubro de 2011

Ateliê de Arte inicia suas atividades!

Estudantes no ateliê.
O Ateliê de Arte do Parque da Ciência recebeu, no dia 28 de setembro, a turma do Curso Técnico de Paisagismo do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia. Este foi o primeiro de vários encontros a serem realizados com o grupo.

O objetivo é capacitar os estudantes em relação à modelagem em argila e demais procedimentos, de modo a torná-los aptos à construir peças cerâmicas que agregarão mais valor e qualidade ao seu trabalho.

Parque da Ciência tem trabalhos selecionados para o X Congresso Nacional de Educação!


Clique para visitar o site.

No dia 28 de setembro de 2011 foi divulgada a lista de trabalhos selecionados para o X Congresso Nacional de Educação (Educere), promovido pela PUC-PR, entre os dias 07 a 10 de novembro.

A equipe do Parque submeteu 4 trabalhos na modalidade de comunicação, os quais contêm as experiências de atendimento em espaços não formais de educação nas áreas de Geografia, Astronomia, Matemática e Biologia, desenvolvidas no cotidiano do Parque da Ciência.

Consulte o site do evento para mais informações: www.pucpr.br/educere.

Equipe do Parque pesquisa a percepção ambiental da população em torno do Parque da Vilinha!


Coletando os dados.
Situado nas margens do Rio Atuba no Bairro Alto, o Parque Histórico de Curitiba (ou Parque da Vilinha) marca o local do primeiro povoado que originou o município de Curitiba.

A visita técnica ao Parque da Vilinha integra o programa de capacitação contínua dos mediadores do Parque da Ciência, objetivando aprofundar as discussões  acerca da História e Geografia da capital paranaense, que irão contribuir na apresentação do acervo e na execução dos projetos que envolvam o tema.

A equipe aproveitou também,  para realizar uma pesquisa com os moradores da redondeza do parque, a fim de verificar se a população do entorno entendia seu significado e quais as contribuições resultantes de sua implantação, entre outras questões.
Equipe no Portal do Parque.
O Parque Histórico de Curitiba fica na R. Marco Polo, 1560 - esquina com a R. Arno Feliciano de Castilho, no Bairro Alto.

Parque Participa da XVI Feira de Ciências do Colégio Militar de Curitiba!

Aguardando início da sessão.

As atividades promovidas pelo Parque da Ciência foram destaque na XVI Feira de Ciências, Arte e Cultura do Colégio Militar de Curitiba. O evento ocorreu em 29 de setembro, nas dependências da referida instituição.
Além da mostra dos trabalhos produzidos pelos estudantes, o evento contou com exposições de instituições parceiras como o Parque da Ciência, que levou o planetário inflável do projeto "Céu do Paraná" e telescópios (com os respectivos filtros) para observação solar. Tais atividades foram frequentadas por aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes, professores e demais visitantes.
Cúpula do projeto.
Desde 2006 o Parque participa da Feira de Ciências do CMC, levando um pouco do seu acervo e promovendo atividades de divulgação científica.
Mais informações sobre a Feira de Ciências do Colégio Militar de Curitiba podem ser encontradas no site da instituição http://www.cmc.ensino.eb.br/.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

Curiosidades sobre os elementos químicos!


por Anisio Lasievicz

Confirma no site da Scientific American dos EUA uma interessante tabela periódica interativa. Por enquanto está disponível apenas em inglês, mas tem informações muito curiosas sobre os elementos químicos, suas características e aplicações. Confira: