segunda-feira, 14 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

Equipe da Secretaria de educação do Tocantins faz visita técnica ao Parque da Ciência!




Visita Técnica - Equipe Sec. Educação do Tocantins. 
   
Visita Técnica - Equipe Sec. Educação do Tocantins.  

No dia 04/05 o Parque da Ciência recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Educação do Tocantins, objetivando conhecer os programas e projetos da Secretaria de Educação do Paraná.

Em cerca de 2 horas, os educadores conheceram a estrutura organizacional, o acervo e as linhas de ação desenvolvidas pelo Parque da Ciência, na sua tarefa de divulgação científica e tecnológica, e nas atividades de complementação de conteúdos escolares e de capacitação de docentes.


Herbário do Parque coleta espécie de briófita não catalogada no Brasil!


O primeiro exemplar no Brasil da briófita Dicranolejeuna axilaris foi coletado pelo  Herbário do Parque da Ciência, no município de Campina Grande do Sul. Segundo especialistas, a espécie é nativa da América Central e dos Andes, entretanto, esperava-se a ocorrência no sudeste brasileiro, porém ninguém a havia coletado. A descoberta foi publicada no Journal of Bryology, sob responsabilidade da British Bryological Society.

O Herbário Iraí íntegra o Pavilhão Terra no Parque da Ciência e conta com um acervo de aproximadamente 5.000 exemplares de exsicatas, amostras de sementes, madeiras e frutos, destinados à promoção de atividades voltadas à Botânica e à Educação Ambiental. Também constitui um banco de dados disponível na internet para pesquisadores de todo o mundo.

Parque recebe novos equipamentos!


No inicio de maio recebemos investimento da Secretaria de Estado da Educação que possibilitou a aquisição de 07 projetores multimídia mais potentes e modernos em substituição aos defasados e defeituosos. Com esta aquisição, vários espaços expositivos que estavam inoperantes voltam a compor o roteiro de visitação do Parque da Ciência.

III FOCAR e 27º EREA chegam a Maringá!


O Curso de Formação Continuada em  Astronomia do projeto "Céu do Paraná" com a participação de docentes do Parque da Ciência chega a sua 3ª etapa na cidade de Maringá, entre os dias 28/05 a 31/05/2012, simultaneamente ao 27º EREA. O FOCAR e o EREA consistem em espaços de discussão acerca do panorama do ensino de Astronomia, promovendo a capacitação de docentes e a reflexão sobre práticas e recursos pedagógicos.

A programação do III FOCAR e 27º EREA pode ser acessada no site do projeto "Céu do Paraná" ou clicando aqui. Para este ano estão previstas mais duas edições, a serem realizadas nos municípios de Toledo e Cascavel.

Parceria com o Senar: Novos cursos no Ateliê de Arte do Parque da Ciência!


No mês de maio serão realizados dois novos cursos no ateliê de Arte  do Parque da Ciência: Arte em bambu e Arte em Fibra de Bananeira, ambos em parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O curso de Arte em bambu  realizado entre os dias 07 e 08 de maio de 2012 e o de Arte em Madeira, em duas etapas: 24/05 a 25/05 e 18/06 a 22/06/2012.

O objetivo dos cursos é capacitar o arte-educador no desenvolvimento de práticas de confecção de objetos artesanais com diversas matérias-primas na escola, como instrumento para conduzir o aluno no processo de construção de conhecimento da Arte e do meio ambiente.

Para o curso de Arte em Fibra de Bananeira, serão ofertadas 15 vagas e poderão inscrever-se professores de Arte da rede estadual, atuantes nos NRE's AM Norte, AM Sul e Curitiba, através do telefone da Secretaria do Parque da Ciência (41) 3666 - 6156. 

No mês de junho, está prevista a realização de mais um curso de cerâmica voltado aos professores de arte da rede estadual.

Parque da Ciência na estrada!


Através da parceria com o programa "Paraná em Ação", o Parque da Ciência levou atividades de divulgação científica para Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste e Toledo. Os eventos aconteceram entre os dias 13 a 15, 20 a 22 e 27 a 29 de abril, respectivamente.

Experimentos como o Gerador de Van de Graff e o Planetário do projeto "Céu do Paraná" foram destaque, atraindo um público de aproximadamente 5.000 pessoas nas três edições do evento.

O "Paraná em Ação" é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e objetiva oferecer serviços gratuitos que promovam a cidadania e a inclusão social da população. Estão previstas mais 14 edições do evento em diversas cidades do estado para 2012. Mais informações podem ser obtidas no site www.serc.pr.gov.br.

Paraná em Ação - Dois Vizinhos.
Paraná em Ação - Sto Antonio do Sudoeste.




Parque da Ciência sediou o XXVI EREA!


Lançamento dos foguetes a água.
Acondicionamento dos experimentos no foguete de sondagem.


Durante os dias 27, 28, 29 e 30 de abril o Parque da Ciência foi palco do XXVI EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia, promovido pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia, em parceria com a empresa Acrux Aerospace Technologies. A 26ª edição do evento teve ênfase em Astronáutica, reunindo quase 140 professores, estudantes e acadêmicos do Ceará, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, e outros estados.

Nestes quatro dias, o público participou de palestras enfocando a exploração espacial, de sessões   de observação do céu, de sessões do  Planetário e da Sala 3D Milton Santos, além de diversas oficinas, onde se construíram modelos do Sistema Solar, bases para lançamento e foguetes propelidos a ar comprimido e água e kits de robótica. Um dos ápices do evento foi o lançamento do Foguete de Sondagem, onde cada grupo de participantes acondicionou um experimento a ser submetido às condições (alta aceleração, diminuição da pressão, temperatura, etc.) em tubos que foram alocados no compartimento de carga do foguete. Após o lançamento, o foguete foi  resgatado e os dados foram analisados e discutidos com o grupo.



 
Reportagem publicada na RPC.
Lançamento do Foguete de Sondagem.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012