quarta-feira, 27 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

sábado, 9 de junho de 2012

Novas visitas temáticas para o 2º Semestre!


A partir do mês de agosto o Parque da Ciência disponibilizará novos temas para o programa de Visitas Temáticas, que consiste em uma modalidade de atendimento focada em uma área específica. A equipe pedagógica está nos preparativos finais para a execução dos seguintes Projetos: 

Ciência: Uma construção Histórica: De que maneira a humanidade está presente nas produções científicas? Como estas produções sofrem influência da sociedade em diferentes momentos históricos? Como o conhecimento científico é usado de forma a interferir diretamente em nossas vidas? Nesta visita temática buscaremos expor a Humanidade presente na ciência, tanto através dos fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam na produção científica, como também de que maneira essa produção cientifica influência e esta presente no cotidiano da humanidade.

Caçadores do Passado: Você já pensou em como sabemos tanto a respeito dos animais e dos humanos primitivos? Como entender o passado da Terra e um pouco da história do homem a partir de escavações? Visando responder a essas perguntas e almejando despertar no público o interesse na preservação do patrimônio arqueológico e paleontológico, é que desenvolvemos este projeto. Os participantes poderão vivenciar na prática, de forma lúdica e interativa, o cotidiano de arqueólogos e paleontólogos.

Curitiba: de povoado à metrópole: Desde o surgimento das cidades a vida urbana evidencia contrastes, sejam eles de ordem social, econômica ou cultural. Para ilustrar a realidade curitibana, o Parque da Ciência promove uma viagem pela história da cidade, passando pela formação do povoado e sua evolução urbana até os dias atuais, provocando reflexões e contribuindo para uma possível leitura da metrópole contemporânea.

(Re) pensando o Meio Ambiente: Como conciliar a evolução tecnológica, o aumento na demanda de energia e o respeito aos limites do planeta? A temática ambiental é de fundamental importância na formação de um cidadão ético e participativo. Busca-se estimular ações que diminuam os impactos ambientais, auxiliando o participante a correlacionar seu modo de vida com os recursos renováveis e não renováveis por ele utilizados.

Por dentro do corpo humano: Você conhece seu corpo? Como a Genética explica a semelhança e, ao mesmo tempo, a diversidade entre seres humanos? Digestão, respiração, locomoção, reprodução, interação corpo e mente e a importância de hábitos que levem ao cuidado com a saúde são alguns dos assuntos abordados durante esta atividade.

Fazendo Arte: Você já pensou em descobrir o mundo através da Arte? A Arte é essencial para o desenvolvimento da expressão do mundo, pois permite criar uma concepção mais abrangente da realidade em que vivemos. Busca-se o desenvolvimento intelectual, motivacional e ocupacional dos participantes, colocando as manifestações artísticas como mediadoras do processo.

As referidas visitas temáticas têm o devido grau de aprofundamento conforme seu público alvo, podendo este ser: estudantes das séries iniciais através do Programa PCGC (Pequenos Cientistas, Grandes Cidadãos), estudantes de 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Mais informações estarão disponíveis em breve no site do Parque da Ciência, seção "Oficinas".

Planetário do Parque da Ciência ultrapassa a marca de 14.000 sessões!


NOT1_IMG1
Entrada do Planetário. 
NOT1_IMG2 
Constelações ocidentais visíveis a leste no início da noite de Verão.
NOT1_IMG3 
A mesma região do céu segundo a ótica guarani: a Constelação do Homem Velho.
O Planetário do Parque da Ciência é um dos espaços que mais cativam o visitante. Trata-se de um ambiente munido de equipamentos que projetam as estrelas em uma cúpula, permitindo representar o céu de qualquer época do ano e horário.

As  apresentações do Planetário do Parque da Ciência possuem temática diferenciada, uma vez que é um dos poucos no país a divulgar a Astronomia segundo a ótica dos índios brasileiros, principalmente os que habitam o território paranaense. Em sessões com duração média de 30 minutos, é estabelecido um paralelo entre a interpretação ocidental e indígena dos fenômenos e ciclos astronômicos, visando preservar e divulgar a cultura dos povos indígenas.

Desde 2004foram realizadas mais de 14.000 sessões, contempladas por um público aproximado de 350.000 pessoas, envolvendo estudantes de diversos níveis, professores e comunidade em geral.

Itinerância: Parque da Ciência em Apucarana, Palotina e Tibagi!


Em junho o Parque da Ciência estará nas etapas de Apucarana (01 a 03/06), Palotina (15 a 17/06) e Tibagi (23 e 24/06) do programa Paraná em Ação.

O estande do Parque conta com experimentos como o Gerador de Van de Graff e o Planetário do projeto "Céu do Paraná", onde a população pode conhecer um pouco mais do céu noturno.

O "Paraná em Ação" é um programa coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e objetiva oferecer serviços gratuitos que promovam a cidadania e a inclusão social da população. As datas e sedes das próximas edições estão disponíveis no site www.serc.pr.gov.br.

NOT2_IMG1
NOT2_IMG2

Parque da Ciência realiza visita técnica na Fábrica da Renault!


NOT3_IMG1
Equipe na recepção do complexo.
No dia 22 de Maio a equipe pedagógica do Parque da Ciência realizou uma visita técnica na Fábrica da Renault do Brasil, localizada na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

A atividade possibilitou acompanhar a rotina das duas unidades de produção de veículos localizadas naquele complexo, desde a moldagem das chapas de aço até os testes finais dos automóveis. Todo o processo de visita foi acompanhado por técnicos da Renault.

A visita integra o processo de capacitação permanente da equipe de monitoria do Parque da Ciência, e teve o intuito de contribuir para as discussões sobre o tema “Cidade e Indústria”, que foi foco dos debates realizados no seminário de formação ocorrido na segunda-feira anterior à atividade.

Novidades no Parque da Ciência!


A partir do dia 19 de junho o acervo do Parque da Ciência contará com um novo instrumento de divulgação científica: o software Bio Digital Human. Este software consiste em um modelo 3D manipulável do corpo humano, contendo todos os órgãos e estruturas.

O corpo humano é um dos temas preferidos dos estudantes conforme apontado pelo nosso sistema de avaliação das visitas, que objetiva fornecer dados para repensarmos constantemente a prática pedagógica no Parque da Ciência e, também, para orientar a expansão do acervo em temas de interesse dos visitantes.
NOT4_IMG1
Imagem do software. Copyright Bio Digital Human.

Educadores do NRE de Maringá participam do III FOCAR e XXVII EREA!


NOT5_IMG1
Construção dos foguetes.
NOT5_IMG2
Observação do céu.
NOT5_IMG3

Participantes.
Entre os dias 28 e 31 de maio foram realizados o III FOCAR (Curso de Formação Continuada em Astronomia) e XXVII EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), na Universidade Estadual de Maringá.

O evento reuniu aproximadamente 130 professores de Ciências, Biologia, Geografia e Física do NRE de Maringá, que participaram de diversas palestras enfocando Cosmologia, Astrobiologia, evolução estelar, sistema solar,  Arte e Ciência; de oficinas envolvendo a construção de materiais didáticos e de foguetes a ar e água; de dinâmicas, sessões de planetário e de observação do céu a olho nu e com telescópios. Cada participante recebeu um planisfério, livros com sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas em sala e, para cada escola representada, foi distribuída uma luneta chamada Galileoscópio.

O Parque da Ciência esteve presente prestando auxílio na execução do evento e ministrando oficinas, sessões de planetário e atividades de observação e reconhecimento do céu.

O IV FOCAR está previsto para a segunda quinzena de julho, em Toledo. Mais informações estarão disponíveis em breve no site www.ceudoparana.uepg.br.

terça-feira, 5 de junho de 2012