O que são constelações?

Por Anisio Lasievicz

A observação do céu e dos fenômenos cíclicos da natureza confunde-se com a própria história do ser humano. Um costume que, possivelmente, fora iniciado apenas por curiosidade e fascinação, transformou-se em uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento do homem, facultando a nossos ancestrais, a possibilidade de “entender” a natureza e, principalmente, de tentar prevê-la, localizando-se no tempo e no espaço. Previsão de épocas de frio, calor, chuva, estiagem, de plantio, colheita e localização espacial são algumas das informações obtidas através do acompanhamento do céu.
Hoje, os aparatos tecnológicos e a dinâmica de nossa sociedade diminuíram essa necessidade, por mais que ainda façamos isso, porém, munidos de equipamentos sofisticados e com outros propósitos.
Figura 1

Visando organizar facilitar a identificação dos objetos e a transmissão dos conhecimentos, os povos antigos começaram a agrupar as estrelas em figuras associadas a elementos culturais (animais com os quais convivia, deidades, objetos de uso corriqueiro, entre outros). Tais conjuntos receberam o nome de constelação (do latim constellātiō - conjunto de estrelas).


Figura 2
Entretanto, para a Astronomia moderna, constelação não é mais um desenho no céu, até porque, as estrelas que formam o Cruzeiro do Sul (figura 1),  por exemplo, não têm qualquer relação, nem sequer estão próximas umas das outras. Constelações são definidas como sendo regiões do céu (figura 2), delimitadas por linhas de coordenadas constantes. 

A Astronomia reconhece 88 constelações oficiais, baseadas nas observadas pelos sumérios, babilônios gregos e egípcios, além das recentes, idealizadas no período das grandes navegações. Porém, é importante lembrar que cada civilização que passou pela face da Terra imaginou seus próprios desenhos, ou seja, a interpretação tradicional é uma das possibilidades e nada impede que você observe o céu e crie suas próprias constelações.

Saiba Mais:



Fontes das Figuras

Figura 1: http://www.starrynightphotos.com/constellations/images/crux_o.jpg
Figura 2: http://scienceinthesky.files.wordpress.com/2011/01/constellationboundaries1.jpg

Postar um comentário

3 Comentários