Será que realmente há um baú de ouro no final do Arco-íris?

Por Elisiane Campos


Você já se perguntou se existe um tesouro escondido no final de um arco-íris, ou até mesmo será que há um jeito de chegar ao final dele? Será que estes mitos são realmente verdadeiros? Na Ciência sempre existe uma resposta, porém, as respostas que iremos encontrar não são para estas perguntas, mas sim como o arco-íris se forma, ou por que o arco-íris é um arco e não um retângulo, entre outras.

O arco-íris ocorre devido a dois tipos de fenômenos ópticos: a refração, com a decomposição da luz branca, seguida da reflexão total dela no interior de uma gotícula de água em suspensão na atmosfera. A refração é o processo de desvio do feixe de luz que, ao passar de um meio material para outro (o ar, para a água da gota de chuva) sofre uma variação em sua velocidade. Ao sofrer refração a luz se decompõe em um leque multicor de luzes monocráticas, pois cada cor tem um ângulo de refração especifico. Na parede interna da gota, as cores sofrem reflexão total e emergem, passando por nova refração, formando outro feixe.

Uma pessoa só conseguirá observar um arco-íris se estiver de costas para o sol e se houver gotas de água no ar. É por isso que quando o Sol aparece logo após uma garoa, conseguimos ver um belo fenômeno da natureza: o Arco-íris.

Algumas pessoas já tiveram o prazer de presenciar um arco-íris duplo. Esses são formados devido a dupla reflexão da luz nas gotas da chuva e suas as cores estão dispostas em sentido oposto às do primeiro.

E por que o arco-íris possui uma forma de arco? Uma gota de chuva típica é esférica e, portanto seu efeito sobre a luz do sol é simétrica ao redor de um eixo através do centro da gota e o caminho da luz. Ao pôr do sol o Arco-íris apresenta o maior arco, só não é visto um círculo completo porque o horizonte da terra o impede. Quanto mais alto o sol, durante o Arco-íris, menor será o semicírculo formado. Assim agora é só esperarmos uma chuva de verão, onde logo após a garoa temos alguns raios de luz, para quem sabe termos a oportunidade de admirarmos um maravilhoso arco-íris.




Postar um comentário

0 Comentários