Antoni Gaudi e a Basílica da Sagrada Família!

Por Pedro Monteiro Bittencourt
Revisão: Jéffrey Cássio de Toledo

Fonte: Wikipédia.
Antoni Gaudi (1852 – 1926) foi um marco da arquitetura ocidental, e seu principal trabalho permanece, até hoje, inacabado. A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona na Espanha, começou a ser construída em 1882, e já no ano seguinte Gaudi assumiu a responsabilidade pelo projeto. Cristão devoto, Gaudi tentou retratar “a Bíblia talhada na pedra”, e buscou elementos que refletissem sua fé como as colunas internas que se assemelham a árvores, já que para ele era nas florestas que o homem se encontrava mais próximo de Deus.


Apesar de ter dedicado tanto tempo ao projeto, Gaudi sabia que não teria tempo de terminá-lo, então construiu modelos que pudessem servir de base para que futuros arquitetos pudessem terminar seu trabalho. Estes modelos acabaram sendo destruídos durante a Guerra Civil Espanhola, o que iniciou um período de estagnação no término da construção. O trabalho dos arquitetos e dos engenheiros estava agora em descobrir como Gaudi pretendia que fosse terminada a sua obra.

No entanto, graças a diversos avanços tecnológicos, é possível agora reorganizar os restos encontrados das maquetes para poder terminar a Sagrada Família da maneira que o seu idealizador pretendia. Mark Burry e um grupo de arquitetos estão utilizando um software aeronáutico para conseguir entender o projeto de Gaudi. É curioso perceber como o desenvolvimento tecnológico não acompanha a criatividade humana; somente com tecnologia atual está se concluindo um projeto idealizado por um arquiteto do século XVIII. A data prevista para o término da Sagrada Família é em 2026, para o centenário da morte de Antoni Gaudi.

Postar um comentário

0 Comentários