PETER HIGGS E SUA TEORIA SOBRE O BÓSON.

Por: Elisiane C. Oliveira Albrecht

Peter WareHiggs, físico teórico,ganhador do premio Nobel de física no ano de 2013, foi um dos cientistas que previu a existência de uma partícula que seria responsável por dar massa às partículas do Modelo Padrão.Higgs dividiu este premio com outro cientista, François Englert que, de forma independente, também sugeriu a ideia de um elemento, o qual permitiria que as partículas adquiram massa. 

Figura 1: Peter W Higgs. Fonte: http://mappingignorance.org.
Higgs nasceu no dia 29 de maio de 1929 em Elswick, um distrito de Newcastle, Inglaterra. Por seu pai ser um engenheiro de som e ter vivido sua infância durante a Segunda Guerra Mundial, mudou-se diversas vezes com sua família e como consequência acabou não frequentando as séries inicias da escola fazendo então seus primeiros estudos em casa. Formado em Matemática e Física, Doutor e Phd, desde muito jovem já se dedicava a  pesquisa.
Em 1964 propôs a teoria que 50 anos depois lhe daria o Nobel, a teoria do Bóson de Higgs como é conhecida atualmente. Podemos compreender melhor esta teoria através da citação.

“O Higgs é uma partícula elementar bosônica (partícula com spin inteiro), proposta para validar o modelo padrão, que seria responsável pela origem da massa de todas as outras partículas elementares [...]. Na Mecânica Quântica toda partícula elementar é associada a um campo. Assim, quando o campo de Higgs, que permeia todo o universo, recebe energia suficiente, ele cria uma partícula, o Higgs, que é uma excitação do campo de Higgs. Por outro lado, quando a partícula de Higgs interage com outras partículas elementares (elétrons, quarks...), ela transfere energia, na forma de massa, do campo de Higgs para a partícula elementar. Lembre-se que massa é uma forma de energia. Portanto, dependendo da intensidade da interação do Higgs com uma partícula elementar, o campo de Higgs determina a “quantidade’’ massa desta partícula”.

Figura 2: Representação Artística do Bóson de Higgs
Fonte: 
http://cienciahoje.uol.com.br/

Como é possível notar, o Bóson de Higgs é essencial para a explicação do Modelo Padrão, uma vez que este se baseia na existência de partículas elementares que formam a matéria. Você pode ler o texto BÓSON DE HIGGS - A PARTÍCULA DE DEUS  para uma melhor compreensão. 

Peter Higgs ganhou o Nobel somente em 2013, pois até então não havia sido possível confirmar sua teoria. Em 2012 o experimento foi realizado,  sendo possível devido ao grande avanço tecnológico dos últimos anos. Uma demonstração deste avanço é o LHC, o maior acelerador de partículas existente. Foi o LHC, com suas altas energias, que permitiu os cientistas detectarem o Bóson de Higgs. Vale ressaltar que as pesquisas no LHC não terminaram, uma vez que os pesquisadores acreditam haver ainda muitas coisas a serem confirmadas.

REFERÊNCIAS:

Pimenta, Jean Júnio Mendes.  Belussi, Lucas Francisco Bosso. Natti, Érica Regina Takano. Natti, Paulo Laerte: O bóson de Higgs.  Rev. Bras. Ensino Fís. vol.35 n°2 São Paulo Abr./Junho 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172013000200006&script=sci_arttext> Acesso em: 2014

Bóson de Higgs; Acesso em 2014. Disponível em: http://www.infoescola.com/fisica/boson-de-higgs/




Postar um comentário

0 Comentários