REAÇÃO TERMITE

Por: Alan Eduardo Wolinski


Figura 01 - Reação Termite - Fonte: Flickr.com

A reação conhecida como Termite ou Thermite, é um tipo de reação aluminotérmica, onde o alumínio metálico é oxidado por um óxido de outro metal, normalmente óxidos de Ferro (FeO, Fe2O3 e Fe3O4).  A mistura entre estes reagentes, também é chamada de Termite.

Esta reação é altamente exotérmica (libera energia), onde a temperatura da reação pode ultrapassar 3000°C. Foi inventada em 1893 por Johann Wilhelm Goldschmidt, e patenteada em 1895, sendo conhecido como Processo Goldschmidt. O interesse inicial nesta reação era a obtenção de Metais com alto grau de pureza, porém, por motivos óbvios passou a ser aplicada nos processos de soldagem, utilizada pela primeira vez, para este fim, em 1899 na Alemanha.

A reação se processa da seguinte forma:

Figura 02 -  Reação química.

Os produtos da reação descrita acima, são a mistura do óxido de Alumínio com o Ferro na sua forma pura, que devido à alta temperatura alcançada na reação, esses materiais tornam-se líquidos.

Neste tipo de reação, Fe2O3 pode ser substituído por óxidos de outros elementos metálicos, como por exemplo: MnO2, MgO2 ou Cr2O3 originando os respectivos metais: Manganês, Magnésio e Cromo.
Os reagentes dessa forma de reação são muito estáveis à temperatura ambiente, entretanto quando chegam próximo da temperatura de ignição, seu potencial exotérmico é muito grande, e quando a Termite se inicia, é impossível ser interrompida, já que esta não precisa do oxigênio circundante presente no ar para acontecer, pois tem sua própria reserva, nos óxidos utilizados.
Quando a Termite é iniciada com a mistura úmida, o ferro metálico formado retira o oxigênio presente na água produzindo gás Hidrogênio, que por sua vez, reage com o oxigênio do ar, e dependendo da quantidade de gás formada, pode ocorrer uma explosão.
Uso desta reação:

Neste vídeo temos o exemplo do uso para da Termite (acessado em 05/2014).

REFERÊNCIAS


Isenmann; A. Processos Industriais. Prática do módulo "Alto-forno e aciaria". Aluminotermia - um alto-forno em miniatura. CEFET – MG. Disponível em: http://www.timoteo.cefetmg.br/site/sobre/cursos/quimica/repositorio/roteiros/arq/Aluminotermia.pdf Acessado em 20/04/2014.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=epc&cod=_aluminotermiareacaotermi Acessado em 20/04/2014.

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=177&ALUMINOTERMIA++REACAO+TERMITE Acessado em 20/04/2014.

http://pt.wikihow.com/Fazer-Termite Acessado em 22/04/2014.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá queria saber se , eu utilizando o óxido de ferro e o óxido de alumínio consigo obter thermite obrigado .
    Mwsbr@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Nao porque a reação é de Deslocamento de metais.

    ResponderExcluir