Matemática e Astronomia Hindu – Parte I

Por: Claudinei Rodrigues Ferraz


Índia, berço de uma das civilizações mais antigas do planeta, desenvolveu-se na região conhecida como Valer do Indo. Essa civilização floresceu entre os séculos XXV e XIX a.C na região que hoje pertence ao Paquistão e vestígios arqueológicos indicam que essa região foi um dos primeiros grandes povoados urbanos do mundo. 

Com a inserção da cultura grega no oriente, logo a matemática, astronomia e filosofia grega chegaram a Índia, onde sua influência tornou-se visível nos primeiros séculos da era cristã.

A matemática hindu exerceu uma considerável influência em todo mundo. Os hindus tinham conhecimento da raiz quadrada e cúbica. Os filósofos indianos sempre foram fascinados pela matemática, foram os indianos que inventaram o zero, contribuíram com a função seno na trigonometria, influenciaram a álgebra onde problemas eram resolvidos por falsa posição ou pelo método da inversão.

Figura 01 – Página Lilavati (Livro mais famoso de Bháskara). Fonte: indology.info

Figura 02 –Lilavati. Fonte: technoindiauniversity.ac.in

Os astrônomos indianos ficaram fascinados com a astronomia grega. Em particular eles se impressionaram com o método científico que os gregos tinham trazido, e feito necessário, para a ciência. No entanto os indianos não estavam nem um pouco preocupados com os dados observados, o principal interesse era a matemática desenvolvida pelos astrônomos gregos.
Figura 03 –Concepção de universo hindu
Fonte: slideplayer.com.br

Para os hindus o universo era dividido em três regiões distintas: a Terra, o firmamento estrelado e o céu, cada qual submetida, por sua vez, a três subdivisões.  A Terra, chamada por eles de Monte Meru, e as regiões infernais eram transportadas por uma tartaruga, símbolo da força e poder criativo. Por sua vez, a tartaruga repousava sobre a grande serpente, que era o emblema da eternidade. Na concepção hindu existem três mundos, o superior no qual moravam os deuses, o mundo intermediário seria a Terra e mundo inferior a região infernal. O monte Meru cobria e unia estes mundos.
No próximo texto, abordarei os temas mitos e universo na concepção hindu. 

Referências:

Site Observatório Nacional: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap7-historia/astronomia-antiga/indianos/indianos.html 

Site Indologia: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://indologia.blogspot.com.br/2008/04/astronomia-e-matemtica.html

Site da Educar: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/historia/page4.html

Postar um comentário

0 Comentários