TEOREMA DE TALES, TEOREMA DE PITÁGORAS...TEOREMA DE PEIXOTO

Maurício Matos Peixoto. Crédito: Divulgação/Impa
Com certeza, você já deve ter ouvido falar dos dois primeiros teoremas do nosso título. Mas poucas pessoas conhecem o terceiro. Considerado um marco da matemática mundial, o Teorema de Peixoto, que “caracteriza campos de vetores estruturalmente estáveis em variedades compactas de dimensão”, foi uma das importantes contribuições do matemático brasileiro Maurício Matos Peixoto, falecido no último domingo, dia 28, aos 98 anos, no Rio de Janeiro.

Peixoto foi um dos fundadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, com mais de 40 trabalhos publicados, ganhou, em 1987, o Prêmio da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

O aclamado pesquisador nasceu em 15 de abril de 1921 e seu interesse pela matemática surgiu ainda na infância, curiosamente, após ser reprovado na disciplina. Em consequência do fraco desempenho nessa matéria, recebeu aulas particulares de um amigo da família. Segundo Peixoto, foi nesse período que, graças ao entusiasmo com as aulas do amigo, decidiu estudar algo que envolvesse a matemática.

Em 1943, graduou-se em engenharia civil, mas nunca chegou a exercer a profissão. Em 1952, juntamente com Lélio Gama e Leopoldo Nachbin, fundou o IMPA, primeira unidade científica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). De 1964 até 1971, deu aulas na Brown University, nos EUA, e, em 1974, foi o segundo brasileiro a palestrar no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em Vancouver, Canadá.

Entre 1979 e 1980, presidiu o CNPq e, no ano seguinte, foi presidente, por 10 anos, da Academia Brasileira de Ciências. “A vida e trajetória de Maurício se confundem com a história da matemática brasileira, que ele ajudou a criar e inspirou muito [...]”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA. Maurício Peixoto casou-se três vezes e teve quatro filhos. O velório ocorreu ontem (dia 29), no Memorial do Carmo.

Crédito da imagem: Divulgação/Impa

Informações: Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Postar um comentário

0 Comentários