“EINSTEN ESTAVA CERTO!”: CEM ANOS DA PRIMEIRA VEZ QUE ESTA FRASE FOI DITA... E O BRASIL TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NISSO!



O município de Sobral, no Ceará, foi palco de uma as experiências mais famosas da Ciência. Em 29/05/1919 ocorreu um eclipse solar total, que mobilizou a comunidade científica da época e constituiu um marco na compreensão da natureza, fornecendo as primeiras evidências observacionais de que a gravidade era capaz de curvar a luz e, portanto, o espaço. Tal fenômeno foi previsto por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral, publicada quatro anos antes.

“O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”!
                                                                                                                  Albert Einstein

Tentativas anteriores de coletar evidências sobre a Relatividade fracassaram, dado o mau tempo ou devido à 1ª Guerra Mundial, cujo final em 1918 possibilitou a retomada dos testes e, neste mesmo ano, o diretor do Observatório Nacional, Henrique Morize, percebeu que no ano seguinte haveria um eclipse total na região entre Sobral e a costa africana. 

Duas equipes foram enviadas: Charles Davidson e Andrew Crommelin lideraram o grupo em Sobral e Arthur Eddington na Ilha do Príncipe, na costa africana, buscando dados que comprovassem uma ideia que enfrentava resistência entre os físicos. Pense: o quão difícil é aceitar que o espaço pode ser moldado pela matéria e pela energia e, que tudo isso se integra no contínuo espaço-tempo? 

Parte da resposta reside na luz. Não importa qual a sua velocidade no vácuo, a velocidade da luz sempre será 300 mil km/s. Mesmo que você esteja perseguindo um raio de luz ou fugindo dele, a velocidade da luz é sempre a mesma. Porém, isto gera um grande problema e, a solução apresentada por Einstein foi que a velocidade pode encurtar o espaço e dilatar o tempo em relação a um observador. Quanto mais rápido você se desloca, o tempo passa mais devagar para você e a distância, diminui.

Einstein também argumentou que corpos com massa têm a capacidade de curvar o espaço ao seu redor, produzindo deformações, isto é, a luz pode ser desviada pela ação da gravidade. Ela continua seguindo seu caminho em linha reta, mas sobre uma superfície curvada. Diante desse pensamento, ele calculou qual seria esse desvio para a luz de uma estrela distante passando nas proximidades do Sol. Porém, não podemos ver outras estrelas na proximidade do Sol, devido ao fato de estar dia e, aí, entra o eclipse.

Durante alguns minutos os astrônomos puderam registrar a posição de estrelas brilhantes na proximidade do Sol, comparando as com as medidas normais, sem ele. Como Einstein previu, as estrelas ocupavam posições diferentes - as mais próximas com as maiores distorções, sinalizando que os cálculos da Teoria da Relatividade Geral conduziam a respostas condizentes. 

Esta foi a primeira evidência empírica da Teoria da Relatividade, estabelecendo um novo paradigma de interpretação da natureza e colocando Einstein nas manchetes de todo o mundo! As conclusões do eclipse de Sobral foram reafirmadas por um eclipse posterior, ocorrido em 1922.

Alguns anos mais tarde, em 1925, Einstein esteve em visita ao Brasil e disse: “O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”!

Crédito da imagem: Observatório Nacional

Quer saber mais? 
http://centenarioeclipse.sbpcnet.org.br/



https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/05/ha-cem-anos-eclipse-em-sobral-trouxe-o-1o-einstein-estava-certo.shtml

Quer saber mais sobre ciência e tecnologia? Visite o Parque da Ciência!

Postar um comentário

0 Comentários