JÁ IMAGINOU VER UM “TREM” DE 60 SATÉLITES ENFILEIRADOS SE DESLOCANDO PELO CÉU?

O astrônomo holandês Marco Langbroek flagrou esta cena fantástica no último dia 24, às 19h55, no horário de Brasília, um conjunto de mais de 50 pontos brilhantes deslocando-se em fila pelo céu, uns mais próximos, outros mais espaçados.



Tratam-se dos primeiros sessenta satélites (de 12.000) do Programa Starlink, uma das iniciativas do empresário norte-americano Ellon Musk e que busca distribuir sinal de Internet a todo o planeta.

Os satélites foram lançados na quinta-feira passada (23/05/2019) pela empresa SpaceX, sendo os primeiros de 12.000 deles quando o projeto estiver concluído. O número elevado deve-se ao fato deles ocuparem a órbita baixa (entre 340 e 1.100km de altitude), visando diminuir a latência das conexões e cada um deles tem massa da ordem de 200 quilos!

Nós paranaenses também podemos aproveitar o fenômeno porém, ele só será visível um pouco antes do nascer do Sol, por volta das 06h00, conforme a tabela abaixo e por algumas semanas apenas. A medida que os pequenos foguetes presentes nos satélites forem acionados, eles migrarão para suas órbitas definitivas, desfazendo o alinhamento.

Além de ter que acordar cedo, ainda precisamos contar com a sorte do céu estar aberto...

Mas se você mora em outras localidades, procure pelo Site Heavens Above. No canto superior esquerdo, você deve indicar a sua cidade (o padrão é 0º Latitude e 0º Longitude). Clique nas coordenadas e você será redirecionado para um mapa e um campo de busca para sua cidade, uma vez encontrada, clique em “confirmar alterações” na base da página. Você retornará para a página inicial com as coordenadas de sua localidade e, basta escolher “Starlink Trailer” para saber qual horário e dia ele passará em sua cidade!

Mais informações sobre o Programa Starlink:

Site Heavens-above

Crédito do vídeo: Marco Langbroek

#parquedaciencia #cienciaparatodos #divulgacaocientifica

Postar um comentário

0 Comentários