SEXTA DO HUBBLE: ACIDENTE ENTRE GALÁXIAS!



Esta é NGC 4485. Localizada na direção da constelação “Cães de Caça”, a uma distância de aproximadamente 25 milhões de anos-luz da Terra, é um exemplo de que nem sempre em Astronomia as colisões são destrutivas. Esta galáxia colidiu com outra bem maior, NGC 4490, que está fora do quadro da imagem, na parte inferior (não é aquela pequena no lado inferior esquerdo, é uma bem maior).

Percebeu a diferença de cores entre os lados direito e esquerdo da foto? 

O lado direito está cheio de jovens estrelas azuis e nebulosas de gás e poeira, que agem como berçários de novas estrelas. A disputa gravitacional entre as galáxias modificou a densidade das nuvens de gás e poeira existentes, induzindo a formação de novas estrelas e, por que não, possíveis sistemas planetários. 

Já o lado esquerdo parece intacto, preservando parte da estrutura espiral e as demais características originais da galáxia, evoluindo de forma tradicional. 

Estima-se que a distância entre as duas galáxias é de cerca de 24.000 anos-luz.

A colisão ocorreu há milhões de anos e é um exemplo de interação entre galáxias, fenômeno comum no universo mais jovem - portanto menor, onde a distância entre as galáxias também era menor.

Mas isso é papo para outra Sexta do Hubble!

Crédito da Imagem: NASA e ESA. Disponibilização: 16/05/2019.

Saiba mais em:
http://hubblesite.org

Quer conhecer mais sobre Astronomia e Ciência em geral? Visite o Parque da Ciência!
#sextadohubble  #parquedaciencia   #astronomia #cienciaparatodos  #noitesnoparque

Postar um comentário

0 Comentários