SEXTA DO HUBBLE: GÊMEAS, MAS DIFERENTES




Continuando nossa conversa sobre galáxias e suas peculiaridades, chegamos a esta imagem da galáxia NGC 7331, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble. Descoberta pelo astrônomo inglês Willian Herschel em 1784, está localizada a cerca de 45 milhões de anos-luz da Terra, na direção da Constelação de Pégaso, no lado norte do céu. Dada sua posição inclinada em relação a nós, podemos contemplar seus grandes braços espirais emergindo do núcleo brilhante.

Esta imagem foi tirada enquanto os astrônomos observavam uma supernova (explosão de uma estrela massiva), a qual ainda pode ser vista como um pequeno ponto vermelho, próximo ao núcleo amarelado. A supernova foi nomeada como SN2014C e, de forma muito rápida, evoluiu de uma supernova com pouco hidrogênio, para uma rica em hidrogênio em menos de um ano. Esta rara transformação foi muito luminosa em altas energias, ajudando-nos a compreender os estágios finais da evolução de estrelas massivas.

NGC 7331 é muito semelhante à nossa galáxia, tanto em tamanho, quanto em forma e massa. A taxa de formação estelar e número de estrelas também são equivalentes, além de apresentar um buraco negro supermassivo em seu centro, tal como a Via-Láctea. A diferença reside no fato de que NGC 7331 é uma galáxia espiral não barrada, ou seja, não apresenta uma estrutura em formato de barra formada por estrelas, gases e poeira cruzando seu núcleo, diferentemente do que observamos em nossa galáxia. Outra peculiaridade de NGC 7331 é que seu núcleo gira no sentido oposto do disco galáctico, fenômeno bastante raro e ainda não plenamente compreendido.

O estudo de galáxias similares à nossa funciona como um “espelho científico”, possibilitando-nos melhorar nossa compreensão sobre nosso ambiente galáctico, o qual nem sempre observamos diretamente, além do próprio comportamento e evolução das galáxias.

Nessa nossa viagem pela classificação das galáxias e suas curiosidades, resta conversar sobre as galáxias elípticas e irregulares, mas isso é papo para a próxima sexta do Hubble!

Crédito da Imagem: NASA and Hubble Team.

Saiba mais em:
www.hubblesite.org

#sextadohubble #noitesnoparque #parquedaciencia #cienciaparatodos

Postar um comentário

0 Comentários