NESTA TERÇA (02/07) TEM ECLIPSE DO SOL!



O final da tarde desta terça-feira terá um fenômeno singular no céu: um eclipse solar, que será total em regiões do Chile e da Argentina e parcial no Brasil.

Para nós de Curitiba e Região, o eclipse terá início às 16h55 e atingirá seu máximo às 17h35, quando cerca de 43% do Sol será coberto pela Lua, ou seja, será difícil de vê-lo, devido ao Sol já estar bem baixo, próximo ao horizonte. O ideal é acompanhar de regiões ou prédios mais altos, onde a visibilidade seja livre na direção noroeste. Veja o mapa  ao lado!

Para observar o fenômeno, o ideal é deslocar-se até um ponto alto, com visão livre para o pôr-do-sol. Outro aspecto imprescindível é o uso de um filtro de segurança. Nas lojas de ferragens e ferramentas, são vendidas pequenas placas de vidro utilizadas em máscaras de Solda. Procure pelo FILTRO Nº 14 (apenas este serve, graduações menores são inadequadas) e o utilize para observar o Sol. Entretanto, para cada 15 segundos de observação, deixe a visão descansar por 1 minuto. Deste modo, você poderá apreciar o fenômeno sem riscos à sua visão!

ATENÇÃO: JAMAIS OLHE PARA O SOL A OLHO NU OU COM RADIOGRAFIAS, FILMES FOTOGRÁFICOS, ÓCULOS DE SOL, PLACAS ESFUMAÇADAS, BINÓCULOS, LUNETAS OU TELESCÓPIOS! DANOS IRREVERSÍVEIS À SUA VISÃO PODERÃO SER CAUSADOS. 

Os habitantes da região sudoeste do estado terão uns minutos a mais para contemplar o fenômeno dado que, quando mais ao sul e mais a oeste você estiver, uma maior parcela do Sol será coberta pela Lua. A fronteira do entre Brasil, Argentina e Uruguai será o melhor ponto de observação no país. 

Além da beleza do fenômeno, os Astrônomos irão repetir as medições do Eclipse de Sobral, no Ceará em 1919, que forneceu a primeira evidência observacional da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein!

Eclipses ocorrem quando um astro bloqueia a luz solar. Um eclipse solar ocorre sempre na Lua Nova (mas não é toda a lua nova que tem eclipse, ok?), onde ocorre um alinhamento específico que faz com que a Lua bloqueie uma parcela da Lua do Sol em direção à Terra. Já o eclipse Lunar ocorre apenas na fase de Lua cheia, onde a Terra bloqueia a luz solar em direção à Lua, deixando-a avermelhada. Eclipses solares e lunares estão sempre conectados. Os lunares sempre ocorrem duas semanas antes ou após um eclipse solar!

Teremos um eclipse solar total visível no Brasil apenas em 2045 mas, teremos um da Lua (parcial) no próximo dia 16/07/2019 e o Parque da Ciência terá uma programação especial!


Saiba mais em:
Site especial sobre o eclipse Time And Date
https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2019-july-2

Eclipse de Sobral e Relatividade:
https://www.facebook.com/parquedaciencia/photos/p.1478758478931629/1478758478931629/?type=1&theater

Link para acompanhar o Eclipse ao vivo:
https://www.timeanddate.com/live/

Postar um comentário

1 Comentários