TERÇA-FEIRA, DIA 16/07/2019 TEM ECLIPSE PARCIAL DA LUA!



Duas semanas após o eclipse solar parcial ocorrido no dia 02/07, teremos um eclipse lunar parcial, visível em todo o estado. Aliás, sempre que ocorre um eclipse solar, duas semanas antes ou depois dele temos um eclipse lunar... mas por que? Fica como tarefa de casa...

Na próxima terça, dia 16/07/19, a Lua estará em sua fase cheia e a Terra bloqueará uma parte dos raios solares que a iluminam, fazendo com que parte dela fique escura. Caso a Lua entrasse totalmente na sombra da Terra, teríamos um eclipse lunar total, com a famosa “Lua de Sangue”.

O eclipse lunar da próxima terça iniciará às 15h43, quando a Lua começa a entrar na penumbra da Terra (aquela sombra um pouco mais clara que um objeto iluminado provoca), ficando menos brilhante. Às 17h01, inicia-se a fase parcial, onde nosso satélite começa a entrar na umbra (região central da sombra da Terra e sem luz) e, por cerca de uma hora e meia, vai sendo coberta pela sombra da Terra, até que às 18h30, teremos o máximo de cobertura, com cerca de 60% do disco lunar eclipsado. Às 19h59 a Lua deixa a umbra e termina a fase parcial do Eclipse. Finalmente, nosso satélite deixará a sombra da Terra totalmente às 21h17, encerrando o eclipse.

Você deve ter notado que o eclipse inicia as 15h43 mas, paras os nós paranaenses, a Lua nascerá por volta de 17h40 apenas. Devido ao relevo, prédios, árvores e outros obstáculos, será melhor observada a partir das 18h00, ou seja, com o eclipse parcial já em curso. Não é necessário nenhum equipamento especial nem recurso, basta torcer para termos céu aberto ou pouca presença de nuvens, escolher uma boa localização e apreciar o fenômeno. Lógico que se você dispuser de binóculos ou telescópio, poderá acompanhar mais detalhes do fenômeno, inclusive vendo a sombra da Terra avançando na superfície da Lua. Ah! Fotografias são muito bem vindas!

A previsão do tempo aponta céu nublado em Curitiba e região mas você é meio cético em relação ao céu curitibano nos deixar ver o evento, tenha um pouco mais de esperança pois, no horário e pelo tempo que durará o eclipse, as nuvens costumam dar uma folguinha! E não custa torcer para o tempo melhorar...

Este é o último eclipse lunar do ano. Em 2020 teremos apenas eclipses lunares penumbrais, que são difíceis de observar, dado que não há mudança significativa na luminosidade da Lua. O próximo eclipse lunar total visível no Brasil será em maio de 2022!

Coincidentemente, na mesma data do eclipse lunar, comemora-se o lançamento da Apolo XI, que levou em 1969 os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, para a bem sucedida missão de pouso da Lua!

Ah! E se tirarem fotos, marquem a gente: 
#parquedaciencia #eclipselunarnoparana #cienciaparatodos

Postar um comentário

0 Comentários