PROFESSORES DE TODO O ESTADO PARTICIPAM DE CURSO NO PARQUE DA CIÊNCIA!

Clique na imagem para acessar o álbum de fotos!


Durante o mês de outubro, instituições ligadas à Ciência e Tecnologia de todo o país concentram seus esforços em aproximar a Ciência e a Tecnologia das pessoas, culminando com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano ocorreu entre 21 e 26 de outubro.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Parque da Ciência realizou o Curso Práticas de Divulgação Científica no Ensino de Geografia e Ciências, do qual participaram cerca de 160 professores das duas disciplinas representando todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do estado, divididos em 3 turmas.

Os professores de Geografia discutiram relações entre a divulgação científica, interdisciplinaridade e o Referencial Curricular do Paraná, através de oficinas. As atividades envolveram conceitos fundamentais da disciplina, bem como práticas de ensino que permearam a linguagem cartográfica, a identificação e o uso de recursos naturais em diferentes escalas e contextos e atividades de campo.

Já os cursistas de Ciências participaram de oficinas que articularam a História da Ciência, a Divulgação Científica e a atividade experimental como possibilidades para o ensino da disciplina, usando como pano de fundo o Eletromagnetismo e a Astronomia, presentes nos eixos e Matéria e Energia e Terra e Universo, também do Referencial Curricular do Paraná.

Todos os participantes produziram modelos e materiais didáticos, tais como kits com as principais rochas e minerais do estado, conjunto Sol-Terra para representação dos principais movimentos da Terra e suas consequências e uma mini bobina de Tesla, experimento que agrega diversos conceitos do Eletromagnetismo e que sustenta muitas das tecnologias que usamos hoje.

Agradecemos a todos e todas que participaram desta proposta, esperamos que as discussões e experiências tenham sido proveitosas e que, principalmente, causem impacto positivo na ação docente de cada um e cada uma!

Também registramos nosso agradecimento à equipe da SEED envolvida nos trâmites para a realização do evento por todo o apoio prestado!

O Curso Práticas de Divulgação Científica no Ensino de Geografia e Ciências foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio do Parque da Ciência Newton Freire Maia.

#parquedaciencia #formação #geografia #ciências #snct2019

Postar um comentário

0 Comentários