Contribuição do labirinto para a aprendizagem!

Por Evelise Gaio

Sabendo que o jogo Labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras. Procurou-se compreender um pouco a respeito do que é a lateralidade e como o labirinto pode auxiliar no desenvolvimento da mesma, na criança.

Nascimento (2011) afirma que ao andar, segurar talheres, escrever, atender ao telefone, olhar para um alvo ou por uma luneta, dentre outras ações, é possível perceber que tem-se uma tendência em privilegiar um dos lados do corpo. Esse uso distinto entre mãos e pés, ou até mesmo os olhos, são manifestações do que podemos chamar de lateralidade.

Teixeira (2006 apud Nascimento, 2011, p. 45), afirma que lateralidade é um conceito abrangente que envolve diferentes comportamentos dos seres vivos resultantes de um processamento ao nível dos hemisférios direitos (HD) e hemisférios esquerdos (HE) do cérebro.

Ou seja, na perspectiva dos autores, lateralidade é o que vai definir qual é o lado mais propício que a pessoa terá para desenvolver as atividades cotidianas.  Segundo o site TodoPapás, a lateralidade está em construção na criança, devido a isso a mesma utiliza-se das duas mãos para realizar atividades.

Existem atividades que são desenvolvidas para reforçar a lateralidade com a criança, porém, de acordo com orientações de psicólogos, os pais ou educadores não devem intervir e posicionar objetos na mão das crianças induzindo a lateralidade, isso deve ser natural à criança. Essas atividades podem ser: lançar bolas, bater palmas alternadamente, realizar atividades com os dedos, e também o labirinto, pois o mesmo trabalha o seguimento das linhas para os lados direito e esquerdo.

Referências:

NASCIMENTO, Geise da Silva. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56962/2/Tese%20Geise%20PDF.pdf. Acesso em: 30/05/13.

TODOPAPÁS. Disponível em: http://www.todopapas.com.pt/criancas/psicologia-infantil/dificuldades-de-aprendizagem-a-lateralidade-cruzada-2974. Acesso em: 30/05/13.

CLINICA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.clinicadaeducacao.com/blog/topo/2012/12/os-dextros-os-canhotos-e-%E2%80%9Cos-outros%E2%80%9D/. Acesso em: 30/05/13.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Quero dar esperança a todos que foram diagnosticados com HIV ou qualquer doença complicada. Fui HIV positivo por alguns anos, então tenho sofrido a estigmatização das pessoas, até minha renda foi encurtada porque eu não conseguia trabalhar como de costume e também estava perdendo muito dinheiro com remédios. Eu vi testemunhos sobre Dr.Water, um curandeiro de ervas na internet, então decidi tentar. Ele me curou com ervas naturais e estou muito feliz e muito contente de escrever sobre ele hoje. se você precisar da ajuda dele ou também quiser se curar de herpes, artrite, verrugas genitais, diabetes, câncer de hepatite, mioma, ejaculação precoce, abortos espontâneos frequentes ou remédios para fertilidade, escreva para ele no whatsapp +2349050205019
    Ou em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM

    ResponderExcluir