quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tripulação completa última caminhada espacial da história do Endeavour e astronauta bate recorde de tempo no espaço

Os astronautas Mike Fincke e Greg Chamitoff completaram no dia 27 de maio às 8h39min, horário de Brasília, a última caminhada espacial da história do ônibus espacial Endeavour, que durou 7 horas e 24 minutos. Todos os objetivos da missão foram realizados. Ao todo, a tripulação do ônibus espacial que realizou operações fora da nave durante esta última viagem ficou em seu exterior por 28 horas e 44 minutos.

Às 6h02min, Fincke e Chamitoff superaram as mil horas que astronautas e cosmonautas passaram em caminhadas espaciais para montagem e manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS). Esta foi a 159ª caminhada espacial com estes objetivos, num total de mil e duas horas e 37 minutos.

Na noite de 27 de maio, Mike Fincke se tornou o astronauta que passou o maior número de dias no espaço, batendo o recorde de Peggy Whitson, de 377 dias. Ao todo, durante as várias missões espaciais que Mike completou, foram 381 dias.

Durante a missão de 16 dias do Endeavour no espaço, sua tripulação deixou o Espectômetro Magnético Alpha na ISS, peça central de um pioneiro experimento a partir do qual os cientistas esperam revelar os segredos da misteriosa matéria escura. Eles também repuseram peças, como duas antenas de comunicação e um tanque de alta pressão. 

Leia mais sobre esse assunto em
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/27/tripulacao-completa-ultima-caminhada-espacial-da-historia-do-endeavour-924548981.asp#ixzz1NZhdjV9H
Share:

0 comentários:

Postar um comentário