Por Anisio Lasievicz
A observação do céu e dos fenômenos cíclicos da natureza confunde-se com a própria história do ser humano. Um costume que, possivelmente, fora iniciado apenas por curiosidade e fascinação, transformou-se em uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento do homem, facultando a nossos ancestrais, a possibilidade de “entender” a natureza e, principalmente, de tentar prevê-la, localizando-se no tempo e no espaço. Previsão de épocas de frio, calor, chuva, estiagem, de plantio, colheita e localização espacial são algumas das informações obtidas através do acompanhamento do céu.
Hoje, os aparatos tecnológicos e a dinâmica de nossa sociedade diminuíram essa necessidade, por mais que ainda façamos isso, porém, munidos de equipamentos sofisticados e com outros propósitos.
Hoje, os aparatos tecnológicos e a dinâmica de nossa sociedade diminuíram essa necessidade, por mais que ainda façamos isso, porém, munidos de equipamentos sofisticados e com outros propósitos.
![]() |
Figura 1 |
Visando organizar facilitar a identificação dos objetos e a transmissão dos conhecimentos, os povos antigos começaram a agrupar as estrelas em figuras associadas a elementos culturais (animais com os quais convivia, deidades, objetos de uso corriqueiro, entre outros). Tais conjuntos receberam o nome de constelação (do latim constellātiō - conjunto de estrelas).
![]() |
Figura 2 |
A Astronomia reconhece 88 constelações oficiais, baseadas nas observadas pelos sumérios, babilônios gregos e egípcios, além das recentes, idealizadas no período das grandes navegações. Porém, é importante lembrar que cada civilização que passou pela face da Terra imaginou seus próprios desenhos, ou seja, a interpretação tradicional é uma das possibilidades e nada impede que você observe o céu e crie suas próprias constelações.
Saiba Mais:
Fontes das Figuras
Figura 1: http://www.starrynightphotos.com/constellations/images/crux_o.jpg
Figura 2: http://scienceinthesky.files.wordpress.com/2011/01/constellationboundaries1.jpg
3 Comentários
Gostei!
ResponderExcluirNão gostei ,pois não tinha a resposta que eu esperava
ResponderExcluirOlá Luana
ExcluirO que você esperava que esse texto lhe esclarecesse? Talvez possamos ajuda-la...