domingo, 14 de abril de 2013

36º EREA e 6º FOCAR reúnem quase 150 professores em Pitanga!

Pitanga sediou a 36ª edição do EREA - Encontro Regional e Ensino de Astronomia e a 6ª edição do FOCAR - Curso de Formação Continuada em Astronomia entre os dias 20 e 23 de março, reunindo cerca de 150 professores da rede estadual do NRE de Pitanga.

Nos três dias de evento, os professores participaram de várias atividades, as quais abordaram temas como evolução estelar, astrofísica solar, movimentos da Terra e consequências, astrobiologia, exploração espacial, constelações, etnoastronomia, caminho de Peabiru, uso de softwares didáticos, construção de foguetes com garrafas pet, entre outros, ministradas por pesquisadores e divulgadores de ciência de renome no cenário da Astronomia brasileira. O Parque da Ciência esteve presente, ministrando a oficina de manipulação de softwares didáticos e nas sessões de observação do céu. Merecem destaque: a dramatização do texto "Joãozinho da maré", escrito pelo Prof. Dr. Rodolpho Caniatto, encenada por estudantes do Colégio Estadual D. Pedro I e a palestra do Astronauta brasileiro Marcos Pontes, a qual reunião cerca de 300 pessoas no Centro de Eventos do município.

Os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia tiveram origem nas ações do Ano Internacional da Astronomia em 2009 e, desde então, foram realizadas 36 edições em municípios de todo o país sob a coordenação da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia. O Curso de Formação Continuada em Astronomia é uma das linhas de ação do projeto "Céu do Paraná", coordenado pelo Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa e executado em parceria com o Parque da Ciência, Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, UFPR e UTFPR.

Ainda está prevista a realização de mais três EREA's/FOCAR's no Paraná: Pinhais, Telêmaco Borba e Londrina.

Confira o álbum de fotos do evento CLICANDO AQUI.
NOT1_IMG1
NOT1_IMG3
NOT1_IMG5
NOT1_IMG7
NOT1_IMG2
Clique para ampliar!
NOT1_IMG6
NOT1_IMG8
Share:

2 comentários:

  1. Banaca demais!!! Sou aluna ainda do ensino médio mas estive presente no evento e adorei, sou totalmente fascinada por astronomia e o EREA - FOCAR só me fez ter mais certeza de que a astronomia é uma das áreas que eu quero para o meu futuro... Enfim, obrigada pelas fotos ia agradecer pela conta do Google+ mas achei muito pessoal.
    Dei uma passada no site do céu do Paraná p ver como que ficava aquela historia do planetário móvel vim para cá por uns dias, mas parece que está meio desativado porque o ultimo post foi em 2012, de qualquer forma to na espera hahahhaha

    ResponderExcluir
  2. acho que houve um erro de digitação e era bacana no lugar de banaca

    ResponderExcluir