Inclusão: Parque da Ciência aprimora propostas de atendimento ao público da educação especial!


Com o objetivo de fortalecer e colaborar com as políticas públicas em Educação Especial para alunos com deficiência intelectual, física neuromotora, visual, surdez e de altas habilidades (superdotação), a equipe do Parque da Ciência criou o PAPE - Programa de Atendimento para Pessoas Especiais.

A criação deste programa de atendimento advém da necessidade de melhorar as ações educativas desenvolvidas para o atendimento a este público na exposição do Parque da Ciência, nas modalidades de atendimento “Visita Geral”, e “Visitas Temáticas” (sendo esta última procurada por professores de alunos de altas habilidades/superdotados). Outra atividade do Parque da Ciência com participação efetiva de alunos especiais é a FACE (Feira Anual do Conhecimento escolar) nos anos de 2010, 2011 e 2012, onde expuseram e apresentaram trabalhos de cunho artístico e cultural.

Os projetos elaborados, com adaptação do roteiro da exposição museal, assim como das estratégias diferenciadas de transposição didática do acervo para as diferentes necessidades deste público são:

- Sentidos do Conhecimento: visita destinada a estudantes cegos ou com baixa visão e estudantes surdos, que tem por objetivo divulgar e popularizar o conhecimento científico.

- Fazendo Arte: atividade que possibilita um tempo e um espaço para a modelagem em argila e construção cerâmica.

Os projetos são executados mediante agendamento via telefone (41) 3666 6156 e estão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Postar um comentário

0 Comentários