domingo, 4 de agosto de 2013

A neve no Brasil!

Por Lawrence Mayer Malanski

Neve em Guarapuava. 2013
O Brasil é conhecido por seus climas quentes e elevadas temperaturas ao longo do ano. Contudo, com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, algumas cidades do país, principalmente da região Sul, ficam sujeitas a ocorrência de neve. A neve é um fenômeno meteorológico natural típico de médias e elevadas latitudes, devido à ocorrência dos climas polar, frio e temperado. No entanto, regiões elevadas como as serras também estão sujeitas ao evento.

Para a formação de neve são necessárias condições específicas de tempo. Ela se origina em nuvens com temperatura inferior a 0ºC. Desse modo, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo, que podem apresentar diversas formas. Existem sete tipos de neve: flocos de neve (gelo em forma de floco), grão de neve (partículas bem pequenas e opacas de gelo), grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro), graupel (partículas pesadas de neve), granizo (pedras sólidas de gelo), chuva congelada (água congela ao entrar em contato com o solo) e aguaneve (cai no chão com traços de cristalização). 

A neve no Brasil ocorre de forma ocasional todos os anos entre os meses de junho e agosto, principalmente em regiões serranas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, já foram registradas ocorrências de neve nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e até Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A maior precipitação ocorrida em solo brasileiro desse fenômeno aconteceu em 1879 na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, quando se registrou acúmulo de aproximadamente 2 metros de neve. Na capital paranaense, Curitiba, há registros de ocorrência de neve em 14 anos: 1889, 1892, 1912, 1928, 1943, 1892, 1912, 1928, 1043, 1955, 1957, 1963, 1975 e 2013.

Neve em regiões serranas.
Rua com neve.
Apesar de ser um fenômeno bonito e que atrai turistas para regiões onde ele ocorre, a neve pode causar problemas, sobretudo aos meios de transporte, como rodovias e aeroportos e à agropecuária, destruindo plantações e matando animais.

PARA SABER MAIS:

www.simepar.br/

www.cptec.inpe.br/curiosidades/pt

g1.globo.com/pr/parana/fotos/2013/07/veja-mais-fotos-da-neve-no-parana.html

REFERÊNCIAS:

www.brasilescola.com/geografia/neve.htm

g1.globo.com/natureza/noticia/2013/07/neve-atinge-mais-de-80-cidades-do-sul-do-pais-fecha-rodovias-e-escolas.html

Share:

Um comentário: