Rochas Ígneas!

Por Alan Eduardo Wolinski

Ígneo deriva do Latim ignis, que significa fogo. As rochas Ígneas ou magmáticas são formadas a partir da solidificação ou consolidação do magma presente no interior da Terra. O magma é composto de uma mistura complexa, de silicatos fundidos, gases e fluídos. Encontra-se no estado pastoso devido às altas temperaturas.

A formação das rochas magmáticas pode ocorrer em diferentes ambientes, possibilitando assim, estudá-las e classificá-las segundo suas características, como: Granulação, Textura e Grau de Cristalização.

O tamanho dos cristais, em geral, são proporcionais ao tempo de resfriamento do magma. Quando a cristalização inicia em regiões profundas da litosfera, seu resfriamento ocorre em um tempo maior, onde permite a formação de cristais de tamanho considerável (visíveis a olho nu). Estas rochas são classificadas como Intrusivas ou Plutônicas. Como exemplo, temos o Granito e o Gabro.
Granito.

Gabro.
Quando o magma é expelido por vulcões ou fissuras na superfície terrestre, a cristalização acontece de maneira mais rápida, não havendo tempo para originar cristais bem desenvolvidos, classificadas assim, como rochas Extrusivas ou Vulcânicas. Em alguns casos, a solidificação acontece de forma quase instantânea, dando origem à minerais que apresentam textura vítrea e amorfa (Obsidiana). Os exemplos mais comuns desta classe de rochas são Basalto, Andesito e Riolito.

Basalto.
Riolito.

Obsidiana - textura vítrea.

A composição mineralógica é outra característica importante das rochas magmáticas e diz respeito à presença de minerais nas amostras. Embora os diferentes tipos de rochas ígneas tenham composição química variável, a maioria contém menos de uma dúzia de minerais e grupos de minerais. Os mais importantes desses são: anfibólios, feldspatos, micas, piroxênios, quartzo e feldspatóides.


REFERÊNCIAS:

www.igc.usp.br/replicasold/rochas/igneas.htm

www.ufrgs.br/paleodigital/Rochas_igneas.html

www.mineropar.pr.gov.br

www.solos.ufmt.br/docs/solos1/rochasigneas.pdf

www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/M%20RITA/aula07r.pdf



Postar um comentário

0 Comentários