Figura 1. |
"A Terra é azul" relatou o cosmonauta russo Yuri Gagarin (figura 01) ao observar o planeta visto do espaço, a bordo da nave espacial Vostok I em 1961.
Ao vermos imagens produzidas pelos modernos satélites de observação da Terra (figura 02), percebemos que a maior parte da sua superfície é coberta por água, e também temos a sensação que o planeta é uma esfera. Mas devemos lembrar que ele é formado por rochas e minerais, e somente em sua superfície é composto por água (cerca de 70%). Sua forma real é totalmente irregular, não existindo até o momento, definições matemáticas precisas capazes de representá-lo sem deformá-lo.
Existem modelos que se aproximam da realidade, o geoide é o que representa com mais precisão as deformidades e é determinado através de medidas gravimétricas (relativo ao campo gravitacional) (figura 03).
Figura 4. |
Já o elipsoide (forma semelhante de uma elipse)(figuras 04 e 05) é definido matematicamente, havendo um achatamento nos polos, semelhante à Terra, com raio equatorial de aproximadamente 23 km maior que o polar. E a partir deste modelo, são definidas as coordenadas geográficas(latitude e longitude), sendo utilizado na cartografia como base para projeções cartográficas e produção de cartas.
Figura 5. |
REFERÊNCIAS:
http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/oquee_geoide.shtm
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/glossario/glossario_cartografico.shtm
1 Comentários
Afinal, aquilo que aprendemos na escola de que a Terra tem mais água do que terra é balela?
ResponderExcluir