A disciplina de Geografia e a compreensão do meio!

Por Eduardo Cordeiro Uhlmann

A disciplina de geografia no ensino fundamental e médio apresenta o meio-ambiente como resultado da interação de múltiplos agentes (físicos, vegetais, animais, incluindo o ser humano). Para isso, são apresentados os fatores que influenciam o meio, desde a forma da Terra, seus movimentos, a influência do Sol, da Lua, a vegetação, a fauna, até o ser humano, a sociedade e a maneira dessa sociedade construir o espaço no decorrer de seu próprio desenvolvimento.

Os conceitos fundamentais da Geografia que auxiliam nessa compreensão do meio e norteiam a apresentação da disciplina são:


  • Paisagem: através da observação da paisagem podemos perceber a interação complexa dos múltiplos agentes que formam aquele espaço. A disciplina de geografia busca aprimorar a observação do espaço e possibilitar que o aluno tenha o discernimento da dinâmica que o origina e mantém.
  • Lugar: perceber que o espaço de vida de uma comunidade se torna um lugar à medida que esta, através da sua vivência, das experiências do dia-a-dia, vê esse espaço como único, em que cada uma de suas partes adquire o valor emocional das experiências vividas.
  • Território: à apropriação de um lugar por uma comunidade, segue a noção de territorialidade, em que as dinâmicas e regras que caracterizam a comunidade adquirem também uma conotação espacial. Aí, o espaço não é apenas o substrato onde a comunidade se desenvolve, mas é parte integrante da mesma, em que aquela comunidade pertence àquele lugar assim como aquele lugar pertence àquela comunidade.
  • Espaço geográfico: inclui as dinâmicas da sociedade e a materialização, no espaço, dessas dinâmicas. Assim, uma sociedade em cuja dinâmica ocorre a separação das pessoas em classes sociais, terá essa separação materializada no espaço em que vive (bairros ricos e pobres). Uma sociedade em que o futebol é um esporte popular terá em seu espaço inúmeros campos para a sua prática (desde um Maracanã até dois tijolos marcando o gol em um terreno baldio).

A compreensão do espaço geográfico permite perceber a relação de uma sociedade com o meio e as suas dinâmicas internas na forma como se materializam no espaço.

Compreender o meio em que vive é a principal contribuição da disciplina de Geografia. Ao completar os anos do ensino fundamental e médio, o estudante deve estar apto para realizar uma leitura do ambiente que o circunda, sabendo identificar as forças sociais e naturais que concorrem para formar as dinâmicas ali existentes. A partir dessa leitura, deve o estudante, estar apto a perceber as potencialidades do seu meio e contextualizar a importância de suas ações para a continuidade das dinâmicas que ali ocorrem.

Além destes, outros conceitos auxiliam no entendimento do meio em que vivemos, entre eles estão a região, a escala, a globalização, as redes, etc.

Postar um comentário

1 Comentários