quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Superátomos: aditivos para a Tabela Periódica!

Por Marcos Diego Lopes


Uma nova forma de tabela periódica utilizando a ideia dos superátomos pode estar a caminho. Essa tabela seria formada pela adição de uma “terceira dimensão” à tabela periódica clássica de Mendeleiev, dedicada aos complexos que imitam os átomos originais.


Dois cientistas (Shiv N. Khanna e Welford Castleman Jr.) descobriram que através da aglomeração de átomos de alumínio, eles conseguiram produzir propriedades químicas do elemento básico Iodo, ou seja, através da junção de uma quantidade de átomos específicos suas propriedades químicas seriam alteradas, alcançando uma forma de imitar as propriedades químicas de outro elemento básico.

Essa combinação de aglomerados de elementos diferentes foi denominado de “Clusters”.

Um superátomo: Cluster contendo treze átomos de alumínio que mimetiza um átomo de iodo.

Estes Clusters, também conhecidos como superátomos, tem por base uma propriedade física de aglomeração estável ou metaestável (quando o elemento se encontra no seu equilíbrio térmico mas não no seu equilíbrio químico) de átomos, apresentando características diferentes do seu estado natural. 

Alcançando uma estabilidade aceitável, os pesquisadores estão sintetizando variados tipos de superátomos, com aplicações práticas em diferentes áreas (medicina, produção de alimentos e até fotografia) e evitando problemas indesejáveis conhecidos causados pelos átomos elementares.

Os Clusters sintéticos têm nos auxiliado na parte de estabilidade de elementos em seus estados atômicos e eletrônicos, abrindo a porta para a nanotecnologia, ou seja, criando produtos de melhor qualidade na mediante a organização dos átomos na forma desejada.

REFERÊNCIAS:

http://www.brasilescola.com

http://www.profpc.com.br/Nova_Tabela_Peri%C3%B3dica.htm

http://www.inovacaotecnologica.com.br

http://scienceblogs.com.br/caderno/files/2012/11/8448notw8img1a.jpg

http://scienceblogs.com.br/caderno/tag/super-solido
Share:

0 comentários:

Postar um comentário