Cometa ISON: a torcida por um espetáculo!

Por Anisio Lasievicz

Cometa ISON em 15/11/2013!

Em um post anterior comentei a respeito da passagem do Cometa ISON que, caso supere as expectativas e as condições de uma passagem tão próxima do Sol (há cerca de 1,1 milhão de quilômetros apenas), renderá um belo espetáculo neste final de ano.

Desde sua passagem por Marte em 1º de outubro, o brilho do cometa vem aumentando, face ao aquecimento de sua superfície pelo calor do Sol mas, por enquanto, visualizá-lo ainda é uma tarefa para quem dispõe de telescópios, visto que sua magnitude está muito próxima dos limites da visão humana. Entre os dias 15 e 20 de novembro existe a possibilidade de observá-lo à vista desarmada, cerca de 1 hora antes do nascer do Sol no lado leste.  Por volta do dia 21, será observável a olho nu como um ponto tênue acima de Mercúrio por volta das 05:30h, no horizonte leste. 

Posições do Cometa ISON às 06:00h conforme avançamos os dias de novembro. Fonte: Anisio Lasievicz.

As últimas observações corroboram a hipótese de que o cometa entrou em outburst, ou seja, seu núcleo começou a fragmentar-se, criando várias linhas em sua cauda e aumentando seu brilho.


Cometa ISON em 17/11/2013. Fonte: NASA.

Caso ele suporte as condições de sua passagem nas proximidades do Sol, seu brilho será comparável ao da Lua Cheia!

Na seção "De Olho no Céu" do menu acima deste blog, você pode conferir um simulador que  ilustra a órbita do cometa ISON, além de fornecer diversas informações sobre posição, distância e sua visibilidade.

Fique ligado no Blog "Ciência e Diversão" para mais informações!

PARA SABER MAIS

Vem aí o cometa do século! Ou talvez não...

http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/eventos/2013/COMETA-ISON/index.html

Postar um comentário

0 Comentários