quarta-feira, 19 de março de 2014

Humphry Davy ele é o Químico!

Por Marcos Diego Lopes

Figura 1. Fonte: engineerswalk.co.uk
Humphry Davy (1778-1829), filho de um carpinteiro, subiu meteoricamente para se tornar um líder no movimento reformador da Química iniciada por Antoine Laurent Lavoisier, ainda que um crítico de algumas de suas premissas básicas e um pioneiro no novo campo da eletroquímica. 

Com grande habilidade observadora e de prática experimental, começou a trabalhar para um farmacêutico local (na cidade de Penzance em Cornwall, Reino Unido) onde excursionava para este em busca de minerais, plantas e animais, desenvolvendo um interesse autodidata pela natureza e a Química da mesma. Também tinha interesse em temas como teologia, filosofia, poesia, idiomas, e várias outras ciências.

Figura 2: Foto digital da estátua em homenagem a Humphry Davy na sua cidade natal de Penzance. A imagem digital foi disponibilizada pelo contribuidor Chris Angove em junho de 2006.

Em 1798 ele começou a trabalhar na Instituição Pneumatic Thomas Beddoes, onde participou de estudos de gases na prevenção e cura de doenças respiratórias (principalmente a tuberculose). Após suas pesquisas  com gases em Química, descobriu o Óxido Nitroso, também conhecido como gás hilariante e defendeu sua utilização como anestésico em pequenas operações cirúrgicas .

Em 1801 Davy foi nomeado professor de Química na Royal Institution de Londres, começando a desenvolver estudo sobre eletrólise ou a decomposição de compostos por passagem de uma corrente elétrica em solução aquosa. Por meio deste experimento ele isolou elementos como sódio, potássio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e boro.

Humphrey Davy desenvolveu o arco elétrico e fez uso das células voltaicas na decomposição de compostos, um grande trabalho em eletroquímica que aperfeiçoou a invenção de Volta. Em 1816 ele criou a chamada lâmpada de Davy, uma invenção fundamental para proteção dos operários das explosões provocadas pelo metano em mistura com o ar atmosférico.

Uma curiosidade foi que o senhor Michael Faraday, em 1813, foi trabalhar como assistente de Humphrey Davy.

Em 1820 Davy foi nomeado presidente da Royal Society, o que constituiu brilhante coroamento à sua carreira científica. Morreu em Genebra, em 29 de maio de 1829.

EXPERIMENTO: LÂMPADA DE ARCO VOLTAICO


Trata-se de um circuito elétrico composto de uma potente bateria, dois bastões de carbono pontiagudos e separados por uma determinada distância. O contato mecânico inicial entre os carbonos e a passagem de uma corrente elétrica gerava um arco voltaico com alta luminosidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WELIKSON, Camila. Artigo:  Humphrey Davy .Disponível em:  <www.ccead.puc-rio.br/.../mvsl/.../Humphry_Davy/.../LT_humphry_davy...>.‎Acesso em 2013.

Site de resenhas educativas: Acesso em 2013. Disponível em: <www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HumpDavi.html>
Site de resenha educativas: Acesso em 2013: Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$humphrey-davy>.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário