BÓSON DE HIGGS - A PARTÍCULA DE DEUS

Por: Elisiane De Campos De Oliveira Albrecht

Em 4 de junho de 2012, cientistas anunciaram uma verificação cientifica na área experimental da física, foi detectada no LHC (o maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hándrons) a partícula que no início os pesquisadores tomaram o cuidado em não afirmar que era Bóson de Higgs, prevista por Peter W. Higgs e François Englert  de maneira independente em 1964.  Porém, em meados de 2013 foi confirmada que se tratava da partícula que dá embasamento para a teoria do Modelo Padrão. Essa afirmação também garantiu o Nobel em física no ano de 2013 aos autores da teoria.

Figura1: Representação Bóson. Fonte: Hype Science.
A teoria do Modelo Padrão nos permite acreditar que a matéria é formada por partículas ditas elementares, tais como os elétrons, prótons, nêutrons e muito mais além, no mundo subatômico, os quarks. Mas, para explicar a existência destas partículas foi desenvolvida uma teoria, a qual diz haver uma partícula, o bóson, responsável por dar massa a todas as demais do Modelo Padrão. Só foi possível observar experimentalmente este elemento (bóson) com o desenvolvimento dos aceleradores de partículas, tal como o LHC, projetado e construído pelo CERN - Centro Europeu para Pesquisa Nuclear (European Organization for Nuclear Research), localizado na fronteira entre a Suíça e a França, visando e de fato atingindo as energias previstas para atender às condições necessárias para a verificação desta parte da matéria. 

Figura 2: LHC – Grande Colisor de Hándrons.

Mas será que essa partícula resolveu todos os problemas do Universo, já que ela é conhecida também como a Partícula de Deus? Na verdade, este termo foi sugerido por um editor quando o físico Leon Lederman resolveu publicar seu livro contando sobre esta partícula, inicialmente Leon tinha a idéia para seu título: “The Goddamn Particle” (A Partícula Amaldiçoada por Deus), mas foi convencido que teriam mais sucesso com “The God Particle” (A Partícula de Deus). Contudo, essa descoberta não respondeu a todas as perguntas existentes nesta temática, porém podemos considerar que esta foi uma contribuição muito importante para a física e o trabalho não termina aqui, muitos estão procurando resultados para as demais questões. Vale lembrar uma citação de Einstein: “Algo que aprendi numa longa vida: toda a nossa ciência, medida contra a realidade, é primitiva e infantil - e ainda assim, é a coisa mais preciosa que temos.” 

Este texto tem o objetivo de demonstrar a importância do questionamento cientifico, assim sendo explicarei melhor o que é o Boson de Higgs e o Campo de Higgs em futuras publicações. 



REFERENCIAS:

Garisto,Robert. Agarwal, Abhishek - A Importância do Bóson de Higgs. Encontrar uma nova partícula resolve um problema e começa outro.  Acesso em 2014. 
Disponível em: 
<http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/a_importancia_do_boson_de_higgs.html>

Assessoria de comunicação da SBF - Bóson de Higgs leva o Nobel em Física de 2013. Acesso em 2014. Disponível em:  
<http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=504:boson-de-higgs-leva-o-nobel-em-fisica-de-2013&catid=129:outubro-2013&Itemid=315>

Postar um comentário

1 Comentários