Por: Luiza Valeria Canales Becerra
Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, abrangendo partes dos municípios de Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo, a Área de Proteção Ambiental do Iraífoi instituída pelo Decreto Estadual 1.753, de 6 de maio de 1996, visando “a proteção e conservação da qualidade ambiental e dos sistemas naturais existentes, em especial, a qualidade e quantidade de água para fins de abastecimento público (...)”.
![]() |
Figura 01-Descendo a Serra do Mar com tropas de
erva mate. Gravura de Jean Leon Pallière - 1860.
|
No início do século XVII, garimpeiros de ouro, bandeirantes e povoadores dos campos de Curitiba, utilizavam o caminho do Itupava, aberto pelos índios, passando por Quatro Barras, como principal via de comunicação entre o litoral e o planalto de Curitiba.
Entretanto, os maiores impactos ao meio ambiente da região, aconteceriam em meados do século XIX, com a exploração da erva mate (Ilexparaguaienses), que fomentava a exploração da floresta e a exploração da madeira,em Quatro Barras, para a fabricação de barricas para armazenar a erva mate (FERRARINI, 1987).
A exploração predatória da floresta teve início em torno de 1871, com a instalação da Companhia Florestal Paranaense, em Quatro Barras, próximo a Serra da Baitaca. Intensificadacom a melhoria da estrada da Graciosa na década de 1870 e com a construção da Ferrovia Curitiba-Paranaguá, inaugurada em 1885. Tornando viável a derrubada da Floresta Atlântica, para beneficiar a madeira do pinheiro (Araucária angustifolia), da imbuia (Ocotea porosa) e da peroba (Aspidospermaolivaceum) (PINHEIRO MACHADO, 1969).
Com a chegada dos colonos europeus, começa a derrubada da floresta para a lavoura e uso da madeira para construir casas. As novas serrarias e a alimentação das caldeiras das locomotivas também favoreceram o aumento do grau de destruição da floresta. Em 1930, a madeira era o principal produto de exportação do Paraná. A exportação só diminui com o esgotamento de toras para serraria e avanço da cultura cafeeira.
![]() |
Figura 02- Pedreira em Quatro Barras
Fonte: panoramio.com
|
No início do século XX, começa a lavra de extração mineral na Serra da Baitaca. A atividade mineradora deixa enormes crateras, mudando a aparência da paisagem e modificando as condições ambientais da região.
REFERÊNCIAS
PARANÁ. Decreto n. 1.753, de 6 de maio de 1996.Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, 6 mai. 1996.
FERRARINI, Sebastião. História de Quatro Barras, Curitiba: Educa, 1987.
PINHEIRO MACHADO, Brasil. História do Paraná, Curitiba: Grafipar,1969.
0 Comentários