quarta-feira, 27 de agosto de 2014

INGLATERRA, GRÃ-BRETANHA OU REINO UNIDO?

Por: Lawrence Mayer Malanski


Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido não são o mesmo lugar, a mesma coisa? A resposta é não. 
É comum a confusão entre esses nomes e, até mesmo, os seus usos como sinônimos. No entanto, há diferenças entre eles. Leia a seguir:

Grã-Bretanha: divisão geográfica e nome da maior ilha do arquipélago britânico. Esse arquipélago localiza-se na costa noroeste da Europa continental e é formado pela Grã-Bretanha, Irlanda e mais seis mil ilhas aproximadamente. Na ilha da Grã-Bretanha se localizam três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales.
Localize a Ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda no mapa.

Figura 1: Ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda. Fonte: http://www.bbc.co.uk
Reino Unido: divisão política. É a soma dos países da Ilha da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte (localizada na Ilha da Irlanda) e várias outras ilhas menores. O nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Por ser um reino, é administrado como uma monarquia constitucional e seu chefe é a rainha Elizabeth II. O restante da Ilha da Irlanda constitui um país independente e que, portanto, não faz parte do Reino Unido, a República da Irlanda (EIRE).
Note a composição da tradicional bandeira britânica com as bandeiras dos países que a formam.

Figura 2: A bandeira do Reino Unido é a somatória das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. 
Fonte: http://geografiaeescola.blogspot.com.br. 
Inglaterra: é o país mais extenso do Reino Unido e que ocupa quase a metade da Ilha da Grã-Bretanha. Nesse país fica a capital (sede da monarquia) de todo o Reino Unido e da Inglaterra, a cidade de Londres.

Figura 3: Palácio de Buckingham, residência da rainha Elizabeth II, em Londres. 
Fonte: http://upload.wikimedia.org
Para confundir ainda mais, existe uma região chamada Bretanha, mas ela não tem nenhuma relação com a Grã-Bretanha, pois se localiza e pertence à França. Além disso, tome cuidado para não cometer gafes. Confundir um galês ou um escocês com inglês pode ser um problema, pois eles gostam de manter as diferenças por lá. 

Share:

Um comentário: