segunda-feira, 25 de agosto de 2014

James Clerk Maxwell e sua trajetória!

Por Ana Caroline Pscheidt

Figura 01 - Maxwell
Fonte: scienceworld.wolfram.com
Maxwell é por muitos considerado um dos maiores físicos de todos os tempos. Desenvolveu trabalhos em diversas áreas, tanto teórica quanto experimental. Em sua carreira trabalhou em diversas universidades e centros de pesquisa, mas muitos de seus trabalhos desenvolveu depois de aposentado. Este texto apresenta um breve resumo sobre sua vida.

O escocês James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 na cidade de Edimburgo, mas viveu a infância em uma vila rural. Seu pai pretendia educa-lo em casa até os 13 anos e, para isso, contratou um tutor. O resultado não foi muito positivo, então a família mudou-se para Edimburgo  novamente quando ele completou 10 anos de idade. Ali ele entrou na academia de Edimburgo.
Aos 16 anos começou profundamente sua vida acadêmica, estudando matemática filosofia natural e lógica. Em 1850 mudou-se para Cambridge filiando-se ao Peterhouse College, mas logo conseguiu uma bolsa de estudos no Trinity College que havia sido frequentado também por Isaac Newton. Em 1854 formou-se em matemática e, apesar de ter bastante destaque, não foi o melhor aluno da turma. No Trinity, começou a trabalhar com eletricidade e magnetismo, publicou seu primeiro trabalho sobre o assunto em 1856, e paralelamente estudava outras áreas da física. Logo depois foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College, pois queria ficar mais próximo de seu pai, que estava gravemente doente. 

Logo em seguida, em 1858, casou-se com Katherine Mary Dewa, que o ajudou em muitos de seus trabalhos independentes. Os dois nunca tiveram filhos.  
Nesta época publicou diversos trabalhos sobre a composição e percepção da cor, recebendo a medalha Rumford da Royal Society. Recebeu também o prêmio Adams por um trabalho acerca dos anéis de saturno, mostrando que estes não eram totalmente sólidos nem totalmente fluidos. Também nesta época desenvolveu trabalhos sobre física estatística e seu trabalho foi continuado por Boltzmann que chegou a distribuição de Maxwell-Boltzmann e ao campo da mecânica estatística.

Em 1859 concorreu a cadeira de filosofia natural na universidade de Edimburgo, mas perdeu para seu amigo Peter Guthrie Tai. Logo depois foi demitido do Marischal College e então, em 1860, assume a cadeira de Filosofia Natural no King's College de Londres onde permaneceu até 1865. Em 1861 também se tornou membro da Royal Society.

Então, em 1965, seu pai faleceu e Maxwell se aposentou com o objetivo de cuidar dos bens da família, porém nunca parou de trabalhar com física. Com a ajuda de sua companheira desenvolveu diversos trabalhos experimentais.  Um de seus trabalhos importante foi em torno da termodinâmica em seu livro “A Teoria do Calor” lançado em 1871, descrevendo nele toda a termodinâmica moderna.  

Neste mesmo ano foi nomeado diretor do Laboratório Cavendish em Cambridge e ajudou a projetar o laboratório onde mais tarde físico como J. J. Thomson e Ernest Rutherford fariam grandes descobertas. Foi neste momento de sua vida que Maxwell dá talvez sua maior contribuição para a ciência, pela qual ele sempre é lembrado, publicando o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, onde reuniu em leis bem definidas os trabalhos de Ampére, Faraday e outros. Essas vão ser as famosas leis do eletromagnetismo ou Leis de Maxwell. Com elas consegue prever a existência das ondas eletromagnéticas, as quais seriam comprovadas mais tarde por Hertz. Este trabalho também foi a base para a Einstein perceber que precisava de uma nova física para descrever o movimento dos corpos, originando então a teoria da relatividade restrita. 

Maxwell sem duvida teve uma trajetória cientifica brilhante, sempre determinado em encontrar novas respostas, e seu trabalho trouxe profundas mudanças para a física e tecnologia moderna.  


REFERÊNCIAS

Site de Bibliografias da USP. Acesso em 2014. 
Disponível em:  http://www.ghtc.usp.br/Biografias/Maxwell/Maxwellbio.html

Site Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da USP. Acesso em 2014. 
Disponível em:  http://www.ghtc.usp.br/Biografias/Maxwell/Maxwellbio.html

Site Educação UOL. Acesso em 2014. 
Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/biografias/james-clerk-maxwell.jhtm

Site Explicatorium. Acesso em 2014. 
Disponível em:  http://www.explicatorium.com/biografias/Biografia_James_Clerk_Maxwell.php
Share:

0 comentários:

Postar um comentário