terça-feira, 4 de novembro de 2014

O que Thomas Edison tem haver com tatuagem?

Por: Huellington Robert Vargas da Silva


Figura 1: Caneta Elétrica. Fonte: Eletricpen.org

Thomas Alva Edison (1847-1931) foi um grande inventor americano, patenteando algumas de suas gêniosidades quando ele tinha 21 anos. 

Dentro desta suas invenções, Edison inventou e patentiou um dispositivo conhecido como impressora autográfica, que era uma caneta elétrica com o intuito de usa-la como gravações em superfícies duras. 

A tatuagem é algo muito antigo, a pessoa mais antiga encontrada comtatuagem remonta antes de Cristo, mumificadas. Mas naquela época não existia maquinas de tatuar! Então como eram feitas as tatuagens? Temos algumas técnicas para tatuar, em cada período as pessoas foram tentando se adaptar com o que tinham ate chegar o que temos hoje. O intuito da tatuagem e deixar o pigmento debaixo da epiderme, quando isso ocorre, dizemos que a pessoa esta tatuada. Técnicas com uma haste de bambu com agulhas nas pontas “tebori” que quer dizer “feito com a mão” utilizado mais pelos japoneses e muito similar o processo também pelos maoris.


E o que Thomas Edison tem haver com a tatuagem?

Esta impressora autográfica não obteve sucesso comercial e um americano, em 1880, chamado Samuel F. O’Reilly, residido em Nova York, incentivado pela demanda por tatuagens mais elaboradas e um método mais rápido, viu o potencial na invenção de Edison. E O’Reilly inventou a primeira maquina de tatuagem, fazendo com que a máquina oscilasse eletromagneticamente e permitindo que a máquina movimentasse agulha.

Figura 2: Caneta Autográfica e Máquina de Tatuagem. Fonte:Tatoo Tatuagem


Assim no dia 8 de dezembro de 1891 Samuel O’Reilly patenteou a máquina de tatuagem nos Estados Unidos. Samuel O’Reilly faleceu em 1908.

Em 1904, Charles Wagner, aprendiz do tatuador O’Reilly, adiciona à máquina elétrica duas bobinas.  E esta maquina de tatuagem eletromagnética e composta por bobinas enroladas com fios de cobre, ao redor de um núcleo de metal, como se fosse um carretel. Transformam energia elétrica em magnética, transformando seu núcleo em imã temporário, por este motivo o batedor é atraído contra os núcleos.

Figura 3: Bobinas. Fonte: Clube do Hardware


O processo de evolução das tatuagens passou pelo aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados. Pode-se dizer que a nova fase da tatuagem se deu depois da criação da máquina elétrica. Podemos dividir a arte de tatuar em dois tempos: antes das máquinas e depois das máquinas. Lembrando que, mesmo com as máquinas cada vez mais modernas, a tatuagem feita manualmente, como a artetebori, ainda é muito apreciada. Mas é inevitável reconhecer que, após a criação da primeira máquina, surgem novas experiências, estudos e adaptações a cada dia que passa. Hoje além das maquinas tradicionais, as de bobinas, temos as rotativas elétricas e as pneumáticas. 

Modelo de maquina de bobina (com 1 bobina).

Figura 4: Máquina de Tatuagem com Bobina. Fonte:Shoptattoo

Modelo de maquina rotativa elétrica. 

Figura 5: Máquina Rotativa. Fonte: Amazon S3

Modelo de maquina pneumática.

Figura 6: Máquina Pneumática. Fonte:Dexigner

Modelo de Tebori

Figura 7: Tebori. Fonte: Nine Lounge

REFERÊNCIAS:

Apostila3Wisdom Inglês. Thomas Edison.

http://www.alejandrotattoo.com.br/maquina.html

http://www.tattootatuagem.com.br/noticias/7650/maquina-de-tatuagem-eletrica/

Share:

0 comentários:

Postar um comentário