PARQUE DA CIÊNCIA PROMOVERÁ OBSERVAÇÃO DO ECLIPSE LUNAR NESTE DOMINGO!


Parque da Ciência estará com uma programação especial neste domingo dia 27/09/2015, a partir das 20:00h, disponibilizando seus telescópios à população para que possa contemplar o Eclipse Lunar total e a Superlua, entre outros astros e fenômenos celestes até as 23:30h. 

O Eclipse Lunar ocorre em função da Lua atravessar o cone de sombra da Terra, ou seja, nosso planeta bloqueia a luz proveniente do Sol que é responsável por iluminar a a Lua. Tal fenômeno deveria deixá-la com um aspecto escuro porém, uma pequena parcela da luz solar que atravessa a atmosfera de nosso planeta perde energia neste processo e atinge a superfície lunar com uma tonalidade próxima do vermelho, dando-lhe o aspecto da famosa "Lua de Sangue".

Já a superlua é a coincidência da Lua Cheia ocorrer quando esta encontra-se no ponto de sua órbita de menor distância em relação à Terra, chamado de perigeu, conferindo-lhe tamanho  e brilho ligeiramente maior do que o normal.

O eclipse deste domingo é particularmente raro porque coincide com o fenômeno da Superlua, fato que só se repetirá em 2033.

Então, venha observar a Lua, Saturno, constelações e outros objetos curiosos do céu!

Não há limite de idade e as atividades são gratuitas! Em caso de tempo fechado, serão ministradas sessões de Planetário.


EVENTO: OBSERVAÇÃO DO CÉU EM GERAL E DO ECLIPSE LUNAR TOTAL


QUANDO: 27/09/2015, A PARTIR DAS 20:00h.

ONDE: PARQUE DA CIÊNCIA NEWTON FREIRE MAIA (ANTIGO PARQUE CASTELO BRANCO)
ESTRADA DA GRACIOSA 7400 - KM 20 - JD. BOA VISTA - PINHAIS

INFORMAÇÕES: (41) 3666 - 6156

ATIVIDADE GRATUITA!

COMO CHEGAR:


VIA TRANSPORTE PÚBLICO:

1) LINHA 073 - CTBA/Q BARRAS (GRACIOSA)

Deslocar-se até o Terminal do Guadalupe no centro de Curitiba e pegar a linha 073 - Curitiba / Quatro Barras (Graciosa). Descer no ponto em frente à Portaria do Globo de Madeira do Parque da Ciência.

VIA AUTOMÓVEL:

Partindo de Curitiba, deslocar-se até a BR 116, pista sentido São Paulo. Passando o Clube de Campo Santa Mônica e o Posto Colina, atentar para as placas indicativas à direita da pista. Após o Posto Colina, seguir pela saída à direita observando as placas com o nome "Parque Newton Freire Maia". Seguir cerca de 2km pela Rua Luis Berlesi até trecho novo da Estrada da Graciosa devendo, então, virar à esquerda e seguir até a Portaria do Globo de Madeira.


Postar um comentário

0 Comentários