sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Química do corpo humano

Figura 01: Elementos Químicos no corpo humano.
Fonte: Mundo Química
A Química esta em tudo a nossa volta e, na Tabela Periódica, estão todos os elementos químicos conhecidos. Porém, dentre tantos nomes inusitados, fica a duvida de onde estão presentes em nosso cotidiano, ou qual é a utilidade para nossa vida. Você já parou pra pensar do que é feito nosso corpo? Ou quais elementos químicos estão presentes em nosso organismo?

Dentre os 92 elementos existentes na natureza, o nosso organismo utiliza somente 21 para todas as reações. Dentre os mais comuns que compõem os compostos orgânicos, estão o oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e carbono, sendo os formadores de substancias importantes, tais como: açucares, proteínas, gorduras, e a água, formada de hidrogênio e oxigênio, entre outros. 
Apesar de apresentarem pequenas quantidades, os demais desempenham funções muito importantes, como observamos no quadro abaixo


Elemento           
Função
Principais fontes de obtenção
Cálcio
Está presente nos ossos e dentes.
Leite e seus derivados.
Cloro
Presente no sangue e em outros líquidos no corpo humano.
No sal de Cozinha.
Cobalto
Faz parte da composição da vitamina B12.
Ervilhas, Feijão, Espinafre...
Cobre
Se o organismo produzisse toda a energia que precisa de uma única vez, o calor gerado seria tanto que o corpo “pegaria fogo”. O cobre faz com nosso combustível seja liberado aos poucos.
Fígado, nozes...
Cromo
Participa do metabolismo dos açucares.
Carne de boi...
Enxofre
Participa da composição de algumas proteínas.
Carne, leite, ovos...
Ferro
Componente da hemoglobina, pigmento que transporta oxigênio ao sangue.
Fígados, carnes...
Flúor
Participa do esmalte dos dentes.
Agua...
Fósforo
Indispensável para formação do DNA.
Carnes em geral.
Iodo
Importante para o bom funcionamento da Tireóide.
Ostras, Moluscos, Mariscos...
Magnésio
Tem papel importante no funcionamento dos músculos.
Hortaliças e folhas verdes...
Manganês
Auxilia no metabolismo de açucares e gorduras.
Cereais, nozes...
Molibdênio
O molibdênio ajuda em várias reações químicas que acontecem dentro do organismo.
Trigo, cevada...
Potássio
O potássio é um dos principais responsáveis na contração e no relaxamento dos músculos.
Banana, frutas secas...
Selênio
Auxilia a digestão de óleos e gorduras.
Grãos, cebolas...
Sódio
O sódio é quem regula o balanceamento da água no organismo.
Sal de cozinha.
Zinco
Necessário para o crescimento normal.
Fígado, gema de ovo...
Fonte: (QUÍMICA 2006)

A falta de alguns desses elementos, considerados indispensáveis para as reações em nosso organismo pode causar doenças. A falta de Potássio, por exemplo, causa distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias), aumento da pressão arterial e pode levar a riscos de derrame; a falta de Ferro - que é um mineral essencial para o organismo - causa anemia; a falta de Iodo pode causar hipotireoidismo, atraso físico e mental nas crianças, em mulheres grávidas, problemas durante a gestação que podem conduzir a um aborto espontâneo, entre outras doenças. 

Mas nem todos os elementos que entram no nosso corpo exercem alguma função. Um exemplo é o alumínio obtido pelas panelas na hora de cozinhar eliminado rapidamente pela urina e alguns metais pesados que são tóxicos, como chumbo e mercúrio, que podem causar graves doenças, nos mostrando a importância de conhecermos a composição dos materiais que utilizamos.

A associação de elementos muitas vezes desconhecidos com o nosso cotidiano é muito importante, aqui tivemos uma noção dos que compõem a “fórmula do corpo humano”, além de como a Química está presente em nossas vidas e como obtemos esses nutrientes através da alimentação, compreendendo a importância do consumo de alimentos saudáveis.  

Por Fernanda Caroline Colere Fröhlich


REFERÊNCIAS:


LANG, Adriana A., et. al. Elementos químicos encontrados no corpo humano: Um novo enfoque da tabela periódica. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Paraná, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0866-1.pdf.

Química / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – p. 248. Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf. Acesso em 07 de março de 2016.

SOUZA, Líria A. Potássio. Disponivel em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/potassio.htm. Acesso em: 10 de março de 2016.

SOUZA, Tiago. Os elementos químicos no corpo humano. Disponivel em: http://mundoquimicafactor.blogspot.com.br/2013/07/os-elementos-quimicos-no-corpo-humano.html. Acesso em 07 de março de 2016

VIEGA, Sara. Quais são os sintomas da falta de iodo. Disponível em: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-falta-de-iodo-15881.html. Acesso em: 11 de março de 2016



Share:

0 comentários:

Postar um comentário