segunda-feira, 4 de abril de 2016

Você sabe como a internet passa de um continente para outro?

Na última década o mundo passou por um enorme avanço tecnológico e científico, onde cada vez mais estamos imersos em um ambiente onde a tecnologia faz parte de nossas vidas. Neste contexto, podemos observar o avanço da internet e como ela se tornou uma ferramenta importante e praticamente indispensável no dia a dia.

Ao utilizar aplicativos comumente no celular, para enviar mensagens de textos, vídeos, fotos, documentos; ou mesmo jogar uma partida online pelo computador com outro ou vários outros jogadores, é necessária uma conexão com a internet, seja ela via cabo ou sem fio (Wi-Fi). A conexão sem fio é bastante comum no cotidiano, independente da tecnologia empregada, basta ter um dispositivo com conexão de rede sem fio, um ponto de acesso disponível e estaremos “conectados ao mundo”. 

Figura 01 – Mundo conectado. Fonte: seguranca.uol.com.br
As conexões via cabo têm maior segurança e estabilidade em relação as conexões sem fio. Os satélites que orbitam a Terra não são os únicos que transmitem as informações da internet, as conexões via cabo não limitam-se exclusivamente em terra firme, elas também atravessam mares e oceanos levando a internet a outros continentes.

Para conectar internet a outros continentes são utilizados cabos submarinos, também chamados de cabos transatlânticos. A ideia de instalá-los no fundo do oceano para conectar diferentes regiões do globo é antiga. No final do século 19 existia uma malha de cabos de telégrafo, interligando Estados Unidos e Inglaterra. Ao decorrer do século 20, novos cabos foram instalados, de modo a suprir empresas de telefonia e internet. 

Estes cabos são compostos por várias camadas de diferentes materiais e em seu núcleo possui um feixe de fibra óptica, por onde são transmitidos os dados. Cada cabo armazena vários pares de fibra, onde é possível transportar até 10 Tb/s. Um satélite, por exemplo tem capacidade média de 60 Gb/s.

Figura 02 – Cabo Submarino. Fonte:www.1telecom.com.br.

Atualmente existem 278 cabos submarinos pelo mundo. De acordo com o Ministério de Comunicação, 6 deles estão em operação no Brasil. É possível consultar na internet o mapa da rede submarina pelo planeta, interligando 6 dos 7 continentes. 

Figura 03 – Mapa da rede submarina de cabos. Fonte: www.olhardigital.uol.com.br
Por Claudinei Rodrigues Ferraz


REFERÊNCIAS

Site da Tecmundo. Acesso em: 2016. Disponível em: 
http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm

Site da Teleco. Acesso em: 2016 Disponível em: 
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialcsub/pagina_1.asp

Site do Olhar digital. Acesso em: 2016. Disponível em: 
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-o-mapa-completo-dos-cabos-de-rede-submarinos-do-mundo/52518 

Site do Ministério das comunicações.  Acesso em 2016. Disponível em:
http://www.comunicacoes.gov.br/sala-de-imprensa/todas-as-noticias/institucionais/36231-o-fundo-do-mar-a-servico-das-telecomunicacoes 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário