E NÃO É QUE OS VINGADORES PRECISARAM DA MATEMÁTICA PARA SALVAR O UNIVERSO?

Antes de começarmos, alertamos que o texto traz spoilers do filme mas, nesta altura, é muito provável que já tenham assistido...

Toda a produção de um filme exige a aplicação de conceitos matemáticos em diversas fases. A evolução da computação trouxe ferramentas incríveis que nos permitem criar paisagens, personagens e até mundos inteiros com um realismo impressionante, ajudando os realizadores a contarem sua história (ou estória). Esses efeitos especiais são modelados mediante diversos elementos matemáticos, que utilizam matrizes, funções, proporções, coordenadas, entre tantos outros, afim de trazer aquele seu herói favorito das páginas dos quadrinhos ou aquele confronto de sabres de luz que trará o equilíbrio à força para a tela do cinema.

Mas, há situações em que a Matemática aparece no roteiro, na solução do dilema ou da dificuldade enfrentada pelos protagonistas. Vingadores: Ultimato, é um desses casos. E saiba que é ela que resolve o principal problema dos heróis: como voltar no tempo para impedir Thanos.

A reposta foi a faixa de Moebius, uma forma da Matemática que tem uma propriedade interessante: a de possuir apenas um lado. 

Pegue uma tira de papel e junte suas extremidades, girando uma delas. Pronto! Essa é a fita de Moebius, proposta pelo Matemático e Astrônomo alemão August Ferdinand Moebius em 1858. Esse objeto é uma superfície não orientável, isto é, não é possível dizer qual parte é a de cima e a de baixo ou, qual é interna e qual é externa. Faça uma experiência: pegue uma caneta e vá seguindo o caminho da fita. Imaginando que você inicie na parte de “fora”, ao dar uma volta, chegará ao lado “interno”, sem furar a fita ou passar por sua borda. 

O Homem de Ferro tem a ideia de usar uma fita de Moebius invertida para viajar ao passado e impedir Thanos de reunir as joias do infinito. Apesar de suas muitas propriedades, ela não é muito associada a teorias sobre viagens temporais. Michael Milford e Peter Straton, da Universidade de Queensland, na Austrália, ponderam que ela aparece em algumas tentativas de resolver o “paradoxo do avô”, que basicamente discute as interferências do passado no futuro. Neste paradoxo, você retorna ao passado e mata seu avô antes de conhecer sua avó. Assim você não nascerá. Mas como poderá voltar no tempo se você não existiu? Algo parecido com esta ideia foi usado no clássico “De volta para o futuro”.

Já Vingadores: Ultimato, utiliza a chamada realidade alternativa. Nela, qualquer alteração feita faz com que surja uma nova realidade, processo que eles tentam evitar devolvendo as joias, às suas linhas específicas. Na Física, tal ideia é chamada de Interpretação de Muitos Mundos.

A Matemática está em tudo!

Texto inspirado no original publicado pelo IMPA.

Quer saber mais? Visite o Parque da Ciência!

#parquedaciencia #ciênciaparatodos #divulgaçãocientífica.

Postar um comentário

0 Comentários