SEXTA DO HUBBLE: NGC 4414 - CONTRIBUIÇÕES PARA ESTIMARMOS A IDADE DO UNIVERSO!



Se você já visitou o Parque da Ciência, talvez lembre-se que no primeiro pavilhão há um painel sobre a evolução do Universo. Nele, figura a imagem de uma galáxia que, a primeira vista, seria a nossa Via-Láctea. Afinal, por quê representaríamos outra galáxia que não a nossa?

Mas ela não é a Via-Láctea. Trata-se de NGC 4414. Ela não tem um nome emblemático (parece a placa de um carro) pois, diante dos milhões de objetos descobertos, é impossível atribuir nomes mais específicos a todos eles. O código NGC 4414 significa que ela é o objeto número 4414 do Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados Estelares.

Localizada a aproximadamente 62 milhões de anos luz da Terra, na região da Constelação Comma Berenices (Cabeleira da Berenice – acredite, tem uma constelação com essa denominação!), possui 56.000 anos-luz de diâmetro, cerca de metade do tamanho da nossa galáxia.

Esta foto foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble entre abril e junho de 1995 e completada em abril de 1999 pois, devido ao campo dos detectores do telescópio serem menores que a área ocupada pela galáxia, em 1995 fora feita a imagem de metade dela e, em 1999 do restante.

A imagem do Hubble mostra uma galáxia espiral, com um centro recheado de estrelas mais velhas, amarelas e vermelhas. Já os braços, com grande concentração de poeira e gases, além da presença de áreas de formação estelar e estrelas azuis. Tais características são típicas das galáxias espirais.

Baseados no brilho de estrelas varáveis descobertas na NGC 4414, os astrônomos puderam refinar as técnicas de medição de distâncias de galáxias, as quais, por sua vez, permitem estimar com mais precisão a taxa de expansão do universo e, consequentemente, a idade dele.

Mas isso é papo para outra Sexta do Hubble!

Crédito da Imagem: Time Hubble Heritage (AURA/STScI/NASA)

Saiba mais em:
http://hubblesite.org/

Quer conhecer mais sobre Astronomia e Ciência em geral? Visite o Parque da Ciência!

#sextadohubble #parquedaciencia #astronomia #cienciaparatodos #noitesnoparque

Postar um comentário

0 Comentários