SEXTA DO HUBBLE: ESTUDANDO “VIZINHOS” PARA DESCOBRIR COMO É A NOSSA CASA


Imagine-se dentro de seu quarto e que você resolva tirar uma foto da sua casa... isto é possível?

Tenho quase certeza que sua resposta seja não, afinal, você está dentro de seu quarto. Mas ele faz parte da casa! Seria uma visão restrita, mas ainda assim, representaria uma parte de sua casa. Para uma foto mais ampla, você deveria ir para a rua e procurar um ângulo mais favorável. Agora, imagine que você não sabe como sua casa é e que não possa sair dela. Como adivinhar seu formato? Olhe pela janela e observe as casas vizinhas. Garanto que você detectará padrões, similaridades. Com essas informações você pode fazer uma aproximação...

Morados em uma estrutura de mais de 300 bilhões de sóis chamada de Via-Láctea e, ao olhar para o céu, vemos nosso “quarto” nela. Mas, ao contrário da analogia com a casa, não há como ir para a “rua” do universo, tirar uma foto de fora da galáxia e observar sua forma. Mas, no céu tem “janelas”, onde podemos observar galáxias vizinhas.

Esta é NGC 7773, um típico exemplo de galáxia espiral barrada. Até o momento, todas as galáxias observadas se encaixam em três grandes categorias: as espirais (barradas ou não), elípticas e irregulares.

Geralmente, as espirais apresentam uma mescla de estrelas velhas e jovens. As mais antigas nas proximidades do núcleo – por isso a cor alaranjada na região central, a qual também é pobre em gás e poeira interestelar. Já as mais jovens e azuladas povoam os braços espirais, ricos em material interestelar, responsável por intensa formação de estrelas.

NGC 7773 apresenta uma estrutura em barra bem definida, atravessando todo o núcleo da galáxia e limitada pela formação dos braços espirais, como um enorme cata-vento. A presença dessa barra indica uma galáxia mais antiga, já que as espirais maia jovens geralmente não exibem tal estrutura, formada pela migração de nuvens interestelares e estrelas na direção do centro galáctico.

Os dados coletados até o momento indicam que a Via-Lactea seja parecida com NGC 7773 e, ao estudá-la, podemos compreender melhor o processo de evolução e a dinâmica do nosso lar cósmico!

E os demais tipos de galáxias? Isso é papo para outra Sexta do Hubble!

Créditos da Imagem: ESA/Hubble & NASA, J. Walsh

#sextadohubble #parquedaciencia “ciênciaparatodos

Postar um comentário

0 Comentários