Astronomia desde cedo!

 
IMG14
Conversando sobre o sistema solar.
IMG_6  - Mini
Conhecendo o telescópio.
IMG_5 - Mini
Observando no telescópio.
            O Parque da Ciência, por meio do Programa Pequenos Cientistas – Grandes Cidadãos, desenvolve vários projetos temáticos voltados para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental. Um desses projetos é denominado “Viajando Pelo Universo”, cujo principal objetivo é iniciar os participantes no campo da Astronomia.
            Neste projeto, são utilizados recursos interativos e dinâmicas, além de explicações que abordam assuntos como algumas características das estrelas, algumas curiosidades dos planetas, vida fora da Terra, movimentos de rotação e translação, eclipses, telescópios, meteoros, constelações entre outros.
            No projeto “Viajando pelo Universo” acontece inicialmente uma dinâmica onde os participantes montam uma escala de tamanho e de posição dos planetas do Sistema Solar. Depois, em um painel com imagens reais os estudantes conhecem algumas características e curiosidades dos planetas. Em outro espaço é utilizado um recurso tridimensional robotizado denominado Sistema Sol-Terra-Lua, onde são demonstrados alguns movimentos destes astros que dão origem às estações do ano, aos dias e noites, além de eclipses e fases da Lua. Num terceiro momento, os estudantes participam de uma sessão no Planetário onde conhecem um pouco mais sobre as estrelas, Via Láctea, localização, constelações tradicionais e constelações indígenas brasileiras. Além disso, outras informações como aspectos históricos da Astronomia, a conquista do espaço, a invenção e a utilização dos telescópios e a diferença entre astronautas e astrônomos são abordadas com os estudantes.
            Tudo isso é trabalhado de uma maneira lúdica e divertida, porém sem deixar de lado o caráter científico das informações. Desde a implantação do projeto em 2006, já participaram aproximadamente 8 mil pessoas, incluindo estudantes na grande maioria e professores.
            Segundo relatos de professores, o projeto vem ao encontro com as necessidades da escola, que na maioria das vezes não dispõem de recursos para trabalhar o tema Astronomia em sala de aula. Os estudantes também demonstram grande interesse e curiosidade ao participar do projeto, uma vez que falar sobre céu, estrelas, planetas, Universo enfim, sempre foi algo que instigou a humanidade ao longo dos tempos.
            Se você também ficou curioso e interessado em participar do projeto “Viajando pelo Universo” entre em contato com a equipe do Parque da Ciência através do telefone (41) 3666 - 6156 ou clique aqui.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ola, sou aluna, se eu passar para meus professores que estão organizando a visita até o parque da ciência o que eu falo para participar do projeto viajando pelo universo????

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Converse com seus professores para agendarem a visita temática Viajando pelo Universo, ao invés da visita geral!

    Té +

    ResponderExcluir