quarta-feira, 1 de junho de 2016

Inge Lehmann: a mulher que desvendou o Núcleo da Terra

Figura 1 – Inge Lehmann. Fonte: Terra Tecnologia
Nascida em 1888, no distrito de Østerbro, na Dinamarca, filha do psicólogo experimental Alfred Lehmann, estudou em uma escola considerada progressista, onde não havia a separação entre meninos e meninas nas classes. Quem dirigia o colégio era Hanna Adler, tia do físico dinamarquês Niels Bohr. Cursou matemática nas universidades de Copenhague (Dinamarca) e Cambridge (Inglaterra) e tem o interesse despertado para os estudos em sismolgia e geofísica após começar a trabalhar como auxiliar do sismólogo Niels Erik Nørlund.

Em 1936, analisando dados sísmicos, percebeu que um tipo de ondas denominadas ondas P (ondas primárias), que são geradas por terremotos, estavam sendo por vezes detectadas nas chamadas zonas de sombra, ou seja, áreas onde não deveriam ser detectadas esse tipo de ondas sísmicas. Lehmann sugere, então, que haveria um núcleo sólido mais interno envolvido por um núcleo líquido e a existência de uma área de descontinuidade entre esses dois núcleos seria a responsável pela reflexão dessas ondas.

Em datas comemorativas ou épocas de grandes eventos, o site de buscas Google modifica seu logotipo - essas versões modificadas são chamadas de doodles. Em 13 de maio de 2015 o doodle do dia foi em homenagem a Inge Lehmann, em lembrança do seu 127º aniversário.

Figura 2 – Doodle do Google em 13 de maio de 2015. Fonte: Google.

Suas hipóteses foram confirmadas mais tarde por outros sismólogos, e a descontinuidade entre os núcleos passou a ser denominada Descontinuidade de Lehmann. Foi a primeira mulher a receber a Medalha de Bowie Willian em 1971, concedida pela União Geofísica Americana, além de receber inúmeros outros prêmios e presidir importantes associações de geofísica e sismologia. Lehmann, que era uma grande defensora da igualdade entre os gêneros, faleceu em 1993, quatro meses antes de completar 105 anos de idade!

Por Alan Henrique Abreu Dias


REFERÊNCIAS


Portal G1: Inge Lehmann, cientista que estudou terremotos, vira doodle do Google. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/inge-lehmann-cientista-que-estudou-terremotos-vira-doodle-do-google.html>. Acesso em: maio de 2015.

Portal A Gambiarra: Terremotos, núcleos e Doodle do dia: quem é Inge Lehmann? Disponível em: <http://agambiarra.com/doodle-inge-lehmann/>. Acesso em: maio de 2015.

HypeScience: Inge Lehmann: geodesista que desvendou o núcleo da Terra é homenageada com Google Doodle. Disponível em: <http://hypescience.com/inge-lehmann-google-doodle/>. Acesso em: maio de 2015.

Portal Terra: Inge Lehmann é homenageada em doodle por 127º aniversário. Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/inge-lehmann-e-homenageada-em-doodle-por-127-aniversario,406fc4654117c5dee21710ff35d54d90bazvRCRD.html>. Acesso em: maio de 2015.
Share:

Um comentário:

  1. Olá pessoal do blog Parque da Ciência, parabéns pelo artigo e pelos conteúdos.

    Estão de parabéns.

    Abraços.

    Andréia

    ResponderExcluir