SEXTA DO HUBBLE: UM CORAÇÃO BRILHANTE!



Está é a galáxia NGC 5033, localizada há cerca de 40 milhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação de “Cães de Caça”. Tem tamanho similar à Via-Láctea (cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro) e, assim como a ela, apresenta braços espirais com regiões azuis, berçários de estrelas onde novos sóis estão surgindo. Elas abrigam estrelas jovens e quentes, enquanto as populações de estrelas mais velhas e frias distribuem-se nas proximidades do centro, tornando-o mais vermelho.

Na postagem anterior da #sextadohubble (clique aqui), falamos sobre a galáxia NGC 7773, exemplo de uma categoria de galáxias: as espirais barradas. Porém, ao contrário da Via Láctea (e de NGC 7773), NGC 5033 não apresenta uma barra central. 

Em vez disso, percebeu que o núcleo dela é muito brilhante? 

Tal característica é resultado de um buraco negro supermassivo e mostra que ele devora estrelas, gás e poeira das imediações, matéria que, ao aproximar-se do buraco negro, atinge temperaturas cada vez maiores e emite os mais diversos tipos de radiação eletromagnética (do infravermelho aos raios x).

Estas galáxias de núcleo ativo são classificadas como Galáxias de Seyfert, fruto dos estudos de Carl Keenam Seyfert (1911 – 1960) na década de 1940. As galáxias do tipo Seyfert são espirais que possuem núcleos pequenos, porém muito brilhantes. Já foram descobertas galáxias Seyfert em que só o núcleo brilha 10 vezes mais que toda a nossa galáxia!

Ao mesmo tempo em que NGC 5053 é relativamente próxima para que astrônomos possam estudar com detalhes sua estrutura, é também um alvo para os amadores de Astronomia, dado seu brilho e tamanho aparente no céu, podendo ser observada por telescópios menores. 

Galáxias do tipo Seyfert são uma subdivisão da classificação principal. Mas isso é papo para outra sexta do Hubble! 

Crédito de imagem: ESA / Hubble & NASA

Saiba mais em:
http://hubblesite.org

Quer conhecer mais sobre Astronomia e Ciência em geral? 
Visite o Parque da Ciência!

#sextadohubble  #parquedaciencia   #astronomia #cienciaparatodos  #noitesnoparque

Postar um comentário

0 Comentários