SEXTA DO HUBBLE: NGC 3384 – UMA GALÁXIA LENTICULAR QUE FOGE DO PADRÃO



Em edições anteriores da “Sexta do Hubble”, conversamos sobre as galáxias espirais, espirais barradas e galáxias de Seyfert. Seguindo a classificação, chegamos em uma classe intermediária de galáxias quanto à sua forma, entre as espirais e as elípticas: as lenticulares.

Localizada há cerca de 35 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação de Leão, NGC 3384 é um exemplo de galáxia lenticular, classificação intermediária entre as espirais (como a Via Láctea) e as elípticas.

Galáxias desta classe têm grandes discos arredondados e não apresentam braços espirais, tendo perdido (ou consumido) seu material interestelar. São formadas basicamente por estrelas velhas e vermelhas, exibindo raros eventos de formação estelar. Isso contrasta com as galáxias espirais, com muito gás e poeira em discos espirais emergindo de um núcleo brilhante, matérias-primas para o intenso nascimento de estrelas azuis e jovens!

Porém, NGC3384 apresenta uma barra cortando o centro, característica típica de galáxias espirais – como a Via Láctea! Acredita-se que tais barras “canalizam” material da galáxia em direção ao centro, fornecendo combustível para sustentar os processos que lá ocorrem!

Mas, isso é papo para outra sexta do Hubble!

Crédito da imagem: ESA/Hubble & NASA, B. Lehmer et al

Saiba mais em:

Quer saber, mais sobre Astronomia e Ciência em geral? Siga-nos em nossas redes sociais e visite o Parque da Ciência!

#sextadohubble #noitesnoparque #parquedaciencia #cienciaparatodos

Postar um comentário

0 Comentários